Greve na UFOP: docentes aprovam paralisação por tempo indeterminado

Em uma assembleia realizada hoje (11) no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, os docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deliberaram pela deflagração da greve da categoria. A paralisação está prevista para iniciar na próxima segunda-feira (15), sem previsão de retorno das atividades acadêmicas.

A decisão de greve foi motivada pela manutenção da proposta inicial do governo federal de reajuste salarial zero para o funcionalismo público federal em 2024. Embora tenha sido apresentada uma proposta de aumento no auxílio alimentação, passando de R$ 658 para R$ 1000, e reajustes em outros benefícios como na Saúde Suplementar e na assistência pré-escolar, os docentes consideraram insuficientes as medidas apresentadas.

Greve na UFOP: docentes aprovam paralisação por tempo indeterminado
O movimento grevista é nacional. Foto: Adufop

Leia também:

OUTROS MOTIVOS PARA A GREVE NA UFOP

O governo federal também tentou limitar o movimento de greve ao declarar que qualquer interrupção, parcial ou total, de serviços públicos resultaria na suspensão das negociações em curso com a categoria específica. No entanto, os docentes da UFOP optaram por seguir com a paralisação como forma de fortalecer a luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

“Esta greve nas federais é resultado de uma escuta qualificada da base reunida no Setor das Federais, que expressou seu entendimento de que o fortalecimento da luta por meio da greve é um instrumento legítimo em defesa da classe trabalhadora”, afirmou Letícia Nascimento, 2ª vice-presidenta da Regional Nordeste I e membro da coordenação do Setor das Ifes do ANDES-SN.

A comunidade acadêmica aguarda agora desdobramentos quanto às negociações entre o governo federal e os representantes dos docentes, enquanto se prepara para os impactos da paralisação nas atividades da UFOP.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

7 Thoughts to “Greve na UFOP: docentes aprovam paralisação por tempo indeterminado”

  1. […] Greve na UFOP: docentes aprovam paralisação por tempo indeterminado […]

  2. […] Greve na UFOP: docentes aprovam paralisação por tempo indeterminado […]

  3. […] Greve na UFOP: docentes aprovam paralisação por tempo indeterminado […]

  4. […] Greve na UFOP: docentes aprovam paralisação por tempo indeterminado […]

  5. […] Greve na UFOP: docentes aprovam paralisação por tempo indeterminado […]

Leave a Comment