Ouro Preto é um dos destinos mais recomendados por brasileiros pelos museus

O que quem mora em Ouro Preto já sabe de cor e salteado, foi confirmado por viajantes de todo o país: a cidade é uma das mais encantadoras para se conhecer museus no Brasil. De acordo com uma pesquisa da Booking.com uma das maiores empresas de hospedagem, aluguel de carros e reserva de atrações – o município reúne todas as características ideais para apaixonados por cultura. Das cidades mais citadas, Ouro Preto é a única que não é capital de um estado.

A pesquisa foi encomendada em celebração do 15 de abril, o dia mundial da arte em homenagem ao aniversário de Leonardo da Vinci -, uma forma de celebrar diferentes tipos de manifestações artísticas e criativas, como o teatro, a literatura, a pintura e a dança.

A pesquisa encomendada pela Booking.com contou com a participação de 32.300 entrevistados em 32 países, incluindo o Brasil. Os critérios de seleção dos participantes incluíram ter mais de 18 anos, ter realizado pelo menos uma viagem a lazer nos últimos 12 meses e estar planejando uma viagem em 2024, além de ser responsável ou estar envolvido na decisão da viagem.

Conduzida online nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, essa pesquisa proporcionou uma ampla cobertura geográfica e uma amostra diversificada de viajantes. Os dados de recomendação da Booking.com sobre destinos para visitar museus foram coletados a partir das informações disponíveis em sua plataforma, refletindo as preferências e experiências compartilhadas pelos usuários ao recomendar destinos com base em suas vivências pessoais.

Leia também:

VEJA AS CIDADES MAIS CITADAS

Ouro Preto, Minas Gerais

Para os fãs de arte, a cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, é uma excelente opção de destino. Ali, é possível conhecer o Museu da Inconfidência, em um edifício na Praça Tiradentes que já abrigou a Câmara Municipal e uma prisão, cuja exposição principal conta a história da Inconfidência relacionada à cidade, por meio de jornais, roupas, móveis, retratos e outros objetos. Já o Museu Aleijadinho, em homenagem ao artista homônimo, funciona em um circuito de três igrejas (Santuário Nossa Senhora da Conceição, Igreja São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora das Mercês), com suas obras de arte sacra. Há também o Museu Casa dos Contos, localizado em um edifício do século XVIII, que preserva a história do Ciclo do Ouro no Brasil. Para a hospedagem, a Pousada Caminhos da Liberdade fica localizada no centro histórico da cidade.

São Paulo, São Paulo

Uma cidade do tamanho de São Paulo é um paraíso para quem gosta de visitar museus e galerias, afinal existem opções das mais variadas – passando dos artísticos, aos linguísticos, esportivos, tecnológicos, entre outros. Um exemplo é o Museu do Ipiranga, que foi reaberto em 2022 (após uma reforma de nove anos), e que reconta a história do Brasil por meio de obras de arte, mapas, objetos e fotografias. Vale também passar na Pinacoteca, o mais antigo museu de arte de São Paulo, cujo acervo inclui obras de renomados artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari; o Museu da Imagem e do Som (MIS), com exposições imersivas focadas em música, fotografia, cinema e artes gráficas; o Museu da Língua Portuguesa, com exposições interativas que celebram a diversidade da nossa língua, suas origens e influências; o MASP, um dos símbolos da capital paulista; entre muitos outros espaços de valorização da arte e da cultura. Para quem visita, uma boa opção de estadia na cidade é o Housi Paulista, que oferece apartamentos com cozinha.

Curitiba, Paraná

A capital paranaense é outra cidade muito indicada por brasileiros para quem gosta de incluir museus no itinerário da viagem, e é possível passar vários dias visitando esses espaços. No destino, o viajante pode conhecer o Museu Oscar Niemeyer (MON), por exemplo, desenhado pelo arquiteto brasileiro de mesmo nome e famoso por seu formato semelhante a um olho, com um acervo de 14 mil obras de arte; o Museu de Arte Indígena (MAI), que celebra a cultura e produção artística dos indígenas brasileiros, exibindo peças de arte, cerâmica, instrumentos musicais e diferentes objetos; ou o Museu Paranaense, um dos mais antigos do Brasil, que mistura o passado e o presente por meio de peças históricas e arte contemporânea. Já para os apaixonados por carros, vale conhecer o Museu do Automóvel e admirar dezenas de veículos históricos do século XX. O Social Hostel Café e Bar é uma boa opção de acomodação no destino, com dormitórios compartilhados e quartos privativos.

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Nem só de praias e belezas naturais vive o Rio de Janeiro: há muitas oportunidades de passeios culturais para fazer durante uma estadia na cidade. O Museu do Amanhã, por exemplo, localizado na zona portuária, é dedicado à ciência, inovação e a novas formas de pensar o futuro. Ali pertinho fica o Museu de Arte do Rio (MAR), cujo acervo inclui obras de arte e objetos que dialogam com a cidade do Rio de Janeiro e a identidade carioca. Outra possibilidade é visitar o Museu Aeroespacial (MUSAL), para aprender mais sobre a história da aviação no Brasil, que conta com exposição de aeronaves. Além disso, saindo da capital e atravessando a Ponte Rio-Niterói, o viajante pode visitar o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), edifício em formato de nave espacial também projetado por Oscar Niemeyer. Para a hospedagem, a CasaJOMO Art & Food B&B oferece piscina na cobertura e vista da montanha.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment