Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, progressista, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
O jornal era composto por artigos, entrevistas e reportagens acerca de vários temas que faziam parte do cotidiano da cidade, tais como Cultura, Segurança Pública, Saúde, Economia, Meio Ambiente etc; tornando-se, assim, um importante meio de acesso a informação, conhecimento e geração de debates posteriores acerca desses temas que eram tão presentes na vida dos leitores.
Ao optarem pelo caminho da independência, os proprietários abriam espaço para colabores fixos e parceiros escreverem nas edições, o que aumentava ainda mais o alcance do jornal e diversificação dos temas discutidos. Entre esses parceiros estavam associações de bairro, sindicatos e intelectuais da cidade.
O fato de ser um jornal local não tirava a responsabilidade do Galilé em proporcionar aos leitores uma visão crítica mesmo quando o assunto era de nível nacional. Porém, para que o assunto fosse inserido no jornal eram levados em consideração a relevância e impacto dele na vida dos ouro-pretanos. Entre esses assuntos estavam: Desmanche na Educação, Eleições Presidenciais e demais temas, principalmente sobre Economia, Política e Saúde.
O Galilé era distribuído gratuitamente ao público, quinzenalmente. No primeiro ano as edições continham apenas quatro páginas, e com o seu crescimento as edições chegaram a doze nos anos seguintes.
As suas atividades foram encerradas em 1996, mas desde 1994 as edições já não eram mais frequentes. O término das atividades foi devido à falta de tempo dos sócios que permaneceram com o projeto e também, pela falta de recursos e profissionais dedicados unicamente a ele.
Entre em contato
WhatsApp: (31) 9 7133-8155
E-mail: contato@galile.com.br