Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto

A busca por parceria entre a Santa Casa de Ouro Preto e a Santa Casa de Belo Horizonte para a criação de um Hospital Geral de tratamento de câncer na Região dos Inconfidentes está em curso. A iniciativa, liderada pelo vereador Zé do Binga em conjunto com autoridades locais e profissionais da saúde, visa oferecer serviços completos de diagnóstico e tratamento oncológico, evitando que os pacientes tenham que se deslocar até a capital mineira.

Desde setembro do ano passado, com dados levantados pelos médicos Dr. Tuian Cerqueira, professor de cirurgia da UFMG, e Dr. Frederico Dallis Fonseca de Toledo, cirurgião oncológico da Santa Casa de Belo Horizonte e Hospital João XXIII, o vereador Zé do Binga tem trabalhado incansavelmente para viabilizar a prestação de serviços gerais de Oncologia em Ouro Preto.

Os números alarmantes de câncer, principalmente de garganta e pulmão, tanto no município quanto na região, justificam a necessidade da implantação de um serviço completo para diagnóstico e tratamento. Isso evitaria o deslocamento dos pacientes, em situação delicada, até a capital mineira.

Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto
Em setembro, Zé do Binga destacou que mais de 1000 pessoas precisam do tratamento de câncer em Ouro Preto e região.

A iniciativa já conta com o apoio do Ministério da Saúde, através do Dr. Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de Atenção Especializada, que constatou que a Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto atende aos pré-requisitos exigidos e estruturais para o credenciamento e prestação do serviço através do SUS.

Recentemente, Zé do Binga, junto ao prefeito Angelo Oswaldo, ao secretário Leandro Moreira, aos médicos Dr. Tuian e Dr. Frederico, e aos representantes da Santa Casa de Ouro Preto, reuniu-se com a direção da Santa Casa de Belo Horizonte, representada pelo provedor Roberto Otto Augusto de Lima.

Com o avanço das tratativas, estima-se que a questão de triagem e atendimento ambulatorial já possa começar a ser prestada no segundo semestre deste ano. A chegada desses serviços certamente diminuirá o desgaste daqueles que estão em tratamento contra o câncer e trará mais dignidade para a população.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

11 Thoughts to “Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto”

  1. […] Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto […]

  2. […] Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto […]

  3. […] Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto […]

  4. […] Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto […]

  5. […] Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto […]

  6. […] Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto […]

  7. […] Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto […]

  8. […] Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto […]

  9. […] Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto […]

  10. […] Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto […]

  11. […] Quase realidade: tratamento de câncer e cirurgia oncológica em Ouro Preto […]

Leave a Comment