Vereador quer tratamento de câncer em Ouro Preto: “Mais de 1000 pessoas precisam”

O presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Zé do Binga (PV), revela seu interesse de transformar a cidade em um centro credenciado para tratamento de câncer. Em uma entrevista ao Galilé, o vereador destaca a saúde como sua principal bandeira e ressalta que mais de 1.000 pessoas em Ouro Preto estão atualmente em tratamento de Oncologia em Belo Horizonte, enfrentando desafios significativos de transporte e distância. O seu interesse é a instalação do que se chama Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) ou Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACON).

Zé do Binga expressa sua determinação em credenciar serviços de Oncologia na cidade, não apenas para atender a demanda local, mas também as microrregiões vizinhas. Ele menciona a possibilidade de parceria com a Santa Casa de Belo Horizonte para transferir tratamentos oncológicos para Ouro Preto, proporcionando um acesso mais fácil e aliviando o sofrimento das pessoas afetadas pela doença.

Leia também:

“O maior plano de saúde que existe é o SUS, e muitas vezes encontra dificuldades no transporte e na distância. Isso despertou em mim o desejo de credenciar a Oncologia em Ouro Preto, tendo em vista que temos a unidade na Santa Casa que atende uma minoria com melhores condições financeiras. Contudo, acredito que, para Deus, todos somos iguais, e o SUS trata todos de forma igualitária. Por isso, estou lutando pelo credenciamento da Oncologia em Ouro Preto, visando atender não apenas à cidade, mas também às microrregiões, incluindo Ouro Preto, Mariana, Itabirito, Ouro Branco e Congonhas.”

disse Zé do Binga ao Galilé.
Vereador quer tratamento de câncer em Ouro Preto: "Mais de 1000 pessoas precisam"
Foto: CMOP

O Ministério da Saúde explica que o credenciamento envolve a habilitação de hospitais em alta complexidade em oncologia, com a obrigação de atender à população definida pelos gestores. Estabelecimentos de saúde habilitados, como Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) ou Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), devem oferecer assistência geral e especializada, abrangendo diagnóstico, cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia (oncologia clínica, hematologia e oncologia pediátrica), medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos.

Em uma entrevista realizada recentemente na rádio Real, o vereador afirmou que tem uma agenda em Belo Horizonte para tratar sobre o tema. De acordo com ele, um médico da capital soube do interesse dele e quer entender mais a realidade de Ouro Preto.

Para alcançar o credenciamento, é necessário apresentar documentação em comum para todos os casos, incluindo o ofício do gestor favorável à habilitação, formulário de vistoria do gestor preenchido, relatório de vistoria da Vigilância Sanitária, aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Plano Estadual de diagnóstico e tratamento oncológico, cálculo do impacto financeiro, comprovantes de experiência dos profissionais, alvará de funcionamento e alvará da Vigilância Sanitária. O vereador está comprometido em cumprir todos os requisitos necessários para garantir o tratamento de câncer em Ouro Preto.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

11 Thoughts to “Vereador quer tratamento de câncer em Ouro Preto: “Mais de 1000 pessoas precisam””

  1. […] Vereador quer tratamento de câncer em Ouro Preto: “Mais de 1000 pessoas precisam” […]

  2. […] Vereador quer tratamento de câncer em Ouro Preto: “Mais de 1000 pessoas precisam” […]

  3. […] Vereador quer tratamento de câncer em Ouro Preto: “Mais de 1000 pessoas precisam” […]

  4. […] Vereador quer tratamento de câncer em Ouro Preto: “Mais de 1000 pessoas precisam” […]

  5. […] Vereador quer tratamento de câncer em Ouro Preto: “Mais de 1000 pessoas precisam” […]

  6. […] Vereador quer tratamento de câncer em Ouro Preto: “Mais de 1000 pessoas precisam” […]

  7. […] Vereador quer tratamento de câncer em Ouro Preto: “Mais de 1000 pessoas precisam” […]

  8. […] Vereador quer tratamento de câncer em Ouro Preto: “Mais de 1000 pessoas precisam” […]

  9. […] Vereador quer tratamento de câncer em Ouro Preto: “Mais de 1000 pessoas precisam” […]

  10. […] Vereador quer tratamento de câncer em Ouro Preto: “Mais de 1000 pessoas precisam” […]

Leave a Comment