“Se a Saneouro sair, é colapso total” dispara superintendente da empresa

"Se a Saneouro sair, é colapso total" dispara superintendente da empresa

O Jornal Galilé entrevistou o Superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini, que afirmou que a empresa não teme a possibilidade de intervenção. Porém, se acontecer, ele afirma que a cidade passará por consequências graves. Em sua fala ele questionou a qualidade da água antes da concessão e revelou valores investidos pelos sócios mensalmente para conter os prejuízos.

+Ouro Preto: 79 casas populares serão construídas em Cachoeira do Campo e Antônio Pereira

De acordo com Bellini, a intervenção poderia levar a cidade ao colapso no abastecimento de água, além de acarretar em um prejuízo para a economia local. Ele também ressaltou que a Saneouro vem trabalhando para garantir a qualidade do serviço prestado à população, investindo em melhorias na rede de distribuição e no tratamento da água.

No entanto, as reclamações sobre a cobrança de tarifas abusivas, falta de abastecimento adequado e qualidade ruim da água só aumentam. Novas manifestações são marcadas todo mês e os acontecimentos recentes encurralam a concessionária.

O QUE PODE OCORRER EM CASO DE INTERVENÇÃO DA SANEOURO?

“É colapso Total. Você sabe por quê? Porque a prefeitura não tem condições de operar e de dar manutenção no atual sistema. Porque eu te faloisso, hoje a Saneouro pra operar, os acionistas todo mês tem que aportar entre dois e meio e três milhões. O que hoje a Saneouro arrecada, não paga os curtos operacionais. Não se paga salário, materiais, serviços. Nós temos 170 funcionários fora os terceiros. Temos mais de 30 carros correndo aí, dando apoio, certo? Então a prefeitura hoje em relação ao que nós arrecadamos de conta, ela vai ter que aportar todo mesmo de dois e meio a três milhões de reais. A onde que vão arrumar? Vai ser colapso total. Fora dos investimentos porque os investimentos vão parar. E quem vai responder po isso?’

Disse Evaristo com exclusividade ao Galilé.

SOBRE OS PONTOS DA NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL

“A Saneouro recebeu a notificação e para nós está muito tranquilo com o que a prefeitura está pedindo. Até porque o plano de ação que ela está solicitando, faz parte do próprio planejamento que a Saneouro já tem, de melhoria da qualidade da água. O que nós estamos fazendo agora, e antes dessa solicitação da Prefeitura, com esses três anos de concessão, é que nós percebemos algumas coisas não estavam previsto no planejamento inicial que foi feito em função do edital. Então nós estamos inserindo alguns pontos certo que não faziam parte do planejamento. (…) Assim, o que nós vamos entregar vai ser esse planejamento. Ele vai ser entregue revisado com alguns pontos que durante esses três anos que nós modificamos durante a operação.”

COMO FICARÁ O QUADRO DE ACIONISTAS E A EMPRESA SANEOURO EM CASO DE INTERVENÇÃO?

“Na hora que tiver intervenção, a GS INIMA e o grupo de acionistas vão sair. Todo o apoio técnico todo todo recurso financeiro que eu te falei que precisa não vai ter. Mas para a população, vai ser terrível, né? Então vai ser um colapso Total pra população. não vai ter manutenção as operações vão piorar. Hoje a nossa taxa de inadimplência é altíssima e quando houver a intervenção, vai piorar.’

+Saneouro x Chapada: moradores contestam justificativas da empresa

Aqui vale a lembrança que a GS é a empresa que está por tras da Saneouro. Chamada de GS INIMA Brasil, é controlada pela GS Inima Environment, que por sua vez é controlada pela GS E&C, braço de engenharia do quinto maior conglomerado empresarial da Coréia do Sul.

A PREFEITURA PODE RESOLVER O PROBLEMA COM A INTERVENÇÃO?

“O nosso Presidente já já conversou aí várias vezes, e deixou bem claro o que que pode acontecer vindo intervenção. Tanto sobre as questões aí dos leiturista quanto dos aportes. Ele já deixou bem claro. E pode ser comprovado com com qualquer um aí, né? Se prefeitura quiser contratar alguém pra avaliar se isso é que se nós estamos falando, estamos aí. Estmos certos o que que a gente tá falando.”

O QUE DIZ A NOTIFICAÇÃO E QUAIS AS RECLAMAÇÕES DA POPULAÇÃO

Prefeitura de Ouro Preto decreta intervenção para retirar Saneouro
Acampamento “Fora Saneouro” na Praça Tiradente. Foto: Ane Souz

Na sexta-feira (10) , a Prefeitura de Ouro Preto emitiu uma notificação extrajudicial para a empresa Saneouro. O prefeito Angelo Oswaldo divulgou através do Diário Oficial que, se a empresa não atender às solicitações contidas na notificação dentro de 15 dias, poderá haver intervenção.

Em 2021, foi iniciada uma CPI na Câmara dos Vereadores para investigar o contrato e serviços prestados pela empresa. O relatório final da CPI já apontava várias irregularidades e pedia a anulação da Concorrência Pública e do contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Além disso, solicitava estudos para adequação da estrutura tarifária e alterações nos critérios para concessão da tarifa social.

A falta de abastecimento e falhas na distribuição de água foram alvo de inúmeros relatos. Por isso, a remoção da Saneouro já era uma promessa de campanha do prefeito Angelo Oswaldo, que sucedeu o ex-prefeito Júlio Ernesto, responsável pela assinatura do contrato de concessão de 35 anos.

As reclamações sobre os serviços da empresa se intensificaram desde outubro do ano passado, quando foi anunciada a cobrança retroativa pelo consumo de água e coleta de esgoto. A mobilização popular “Fora Saneouro” levou a discussão para a pauta do poder executivo e legislativo da cidade.

Na última terça-feira (14) a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou uma audiência pública para discutir a situação da Saneouro em Ouro Preto. A empresa não enviou representantes ao plenário, no entanto, cedeu uma longa entrevista exclusiva ao Galilé. Nos próximos dias, repercutiremos as falas do superintendente sobre a qualidade da água e a cobrança de tarifas abusivas. Acompanhe os próximos trechos em nosso site.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

5 Thoughts to ““Se a Saneouro sair, é colapso total” dispara superintendente da empresa”

  1. […] "Se a Saneouro sair, é colapso total" dispara superintendente da empresa […]

  2. […] +Se a Saneouro sair, é colapso total” dispara superintendente da empresa […]

  3. […] Leia também: + “Se a Saneouro sair, é colapso total” dispara superintendente da empresa […]

  4. […] Leia Mais: “Se a Saneouro sair, é colapso total” dispara superintendente da empresa […]

  5. […] Leia mais: “Se a Saneouro sair, é colapso total” dispara superintendente da empresa […]

Leave a Comment