Nesta segunda-feira (24), as equipes técnicas da Secretaria de Obras e Urbanismo, da Defesa Civil de Ouro Preto e da Secretaria de Infraestrutura do Estado, realizaram uma vistoria no Morro da Forca. Contudo, os recursos para realizam das obras de contenção foram liberados pela presidente Dilma (PT) em 2012, mas, não houve sequência. A saber, as obras no Morro da Forca integram o PAC — Programa de Aceleração do Crescimento das Encostas, do Governo Federal.
Franklin Evangelista, Secretario de Obras e Urbanismo de Ouro Preto, destacou a visita e o cronograma das obras:
“Recebemos a equipe técnica da secretaria de infraestrutura do estado para analisarmos as etapas do projeto do Morro da forca, essa obra tão esperada. Dessa forma, obtivemos um importante encaminhamento: a decisão de dividir a obras em etapas, começando pela drenagem e preparação para contenção”, destacou o secretário.
Leia mais: Inscrições para o 3º Festival de Música de Itabirito terminam no próximo sábado (29)
Leia mais: Audiência pública sobre a situação da Saneouro em Ouro Preto é cancelada
Em seu discurso do dia de Tiradentes, o prefeito Angelo Oswaldo (PV) reivindicou ao governador Romeu Zema (NOVO) mais apoio na agilização das obras. O líder do executivo ouro-pretano, enfatizou, também, a responsabilidade do estado em liberar os recursos antes do próximo período chuvoso:
“No discurso do 21 de abril, pedi ao Governador Zema determinação junto à secretaria de infraestrutura do estado para que o processo envolvendo o Morro da Forca não demore mais. Ou seja, que não fique mais arrastando. Os recursos foram liberados pela presidente Dilma em 2012, depois não houve seguimento de trabalho na Prefeitura de Ouro Preto até 2021, quando retomamos o processo. Mas, atualmente, temos recurso na Caixa Econômica Federal, no entanto, o estado precisa cumprir a parte dele. A partir da liberação de expediente administrativo e técnico para a obra poder ser licitada e antes do período da chuva nós já tenhamos aí uma resposta muito positiva para o Morro da Forca”, salientou o Prefeito de Ouro Preto.
Contudo, ainda segundo o secretário de obras e urbanismo, a previsão é de que a obra tenha início antes do período chuvoso. A partir dos encaminhamentos obtidos com representantes do governo estadual e conforme reivindicação ao Governador na cerimônia do 21 de abril.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Leia mais: Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas definem cronograma de obras do Morro da Forca; previsão… […]