O Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Zaqueu Astoni, concedeu uma entrevista ao programa Manhã Real da Rádio Real FM. Contudo, Zaqueu informou que o uso da Estrada da Purificação, que liga Ouro Preto ao distrito de Antônio Pereira, por veículos pesados após a conclusão da obra, não será permitido.
“Nas premissas do projeto, esta a proibição de veículos de grande porte. Não terá caminhão, não terá ônibus e ainda está sendo discutido se vai ter van ou não, inicialmente, também não. A princípio o uso da estrada seria para veículos de passeio. No local terá obstáculos físicos de concreto, que veículos pesados não conseguirão passar“, detalhou Astoni
Leia mais: Pedro Sousa deixa secretaria de Cultura de Mariana: “Saída natural e tranquila”
Leia mais: Cultura e educação empregam mais que a mineração em Ouro Preto
A Estrada da Purificação que liga Ouro Preto a Antônio Pereira
Atualmente, se o morador de Antônio Pereira quiser visitar Ouro Preto ou vice-versa, o percurso é de 26,6 km via MG-129. Desse modo, a previsão de chegada é de 53 minutos em dias de trânsito leve. Em contrapartida, pela Estrada da Purificação o trajeto reduz para 19,3 km, com possibilidade de conclusão em até em 43 minutos. A saber, a cerimônia que deu início as obras aconteceu no dia 13 de maio de 2022.
Essa ação representa uma medida compensatória após o retorno das atividades da mineradora. É um acordo realizado entre a Prefeitura e o Conselho Municipal de Patrimônio, o Compatri. Ao todo, são sete quilômetros e meio de calçamento. Com finalidade, segundo a empresa, de garantir a aproximação entre distrito e sede. A empresa afirma que respeitará as características históricas, patrimoniais e arqueológicas da estrada. Nesse ínterim, alguns trechos, os blocos utilizados na obra, tem como matéria-prima, rejeitos de mineração.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.