Estão abertas inscrições para as Oficinas de Gastronomia da 31ª Festa da Jabuticaba de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. Os encontros serão realizados nos dias 30 e 31 de outubro das 16h às 18h30 na sede do Lions Club e abordará a técnica de congelamento da fruta, produção de calda, geleia, molho e compota. As oficinas são para produtores de derivados de jabuticaba.
Serão disponibilizadas 15 vagas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de outubro diretamente na Secretaria de Turismo – Casa de Gonzaga (R. Cláudio Manoel, 61, Centro de Ouro Preto) ou preenchendo o formulário no link https://forms.gle/5eMqhm6fB1xwDS1i8. Não há taxa de inscrição. Mais informações através do e-mail milsane@festadajabuticaba.com.br
As oficinas serão ministradas por produtores locais, tendo a coordenação de Milsane de Paula do Restaurante Sebastião. Graduada em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, pela PUC Minas, Milsane Sebastião atua como gestora e autora da cozinha do Sebastião Sabará, Sebastião do Leite e o Sebastião Ouro Preto. Sua experiência no segmento de turismo, com ênfase em Gastronomia, foi fundamental para a criação de um restaurante com receitas autorais e releituras cujo objetivo é divulgar e desenvolver o pequeno produtor das cidades mineiras. Entre os destaques de sua carreira como chef está o Jabuticaba Gourmet, que requalificou o Festival da Jabuticaba de Sabará, que contribuiu para colocar a jabuticaba nos Pratos Salgados e o Programa Caminho de Mesa que divulga os pequenos produtores de Minas Gerais.
Leia também:
- Alunas do IFMG vencem programa Power4Girls com protótipo de pulseira vibratória destinada a mães com deficiência auditiva
- Vereador pedirá vista em projetos do executivo de Ouro Preto até que suas demandas sejam atendidas
Oficina gratuita de boas práticas de manipulação de alimentos
Com objetivo de contribuir com a adoção de práticas seguras para o manuseio de alimentos, o Lions Clube de Cachoeira do Campo também vai oferecer uma oficina gratuita de boas práticas de manipulação de alimentos, que será ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)
A capacitação é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Código Municipal de Saúde para pessoas que manipulam alimentos, além de contribuir com a regularização e situação sanitária dos estabelecimentos e serviços de alimentação.
As vagas são limitadas. Quem tem interesse em colocar barracas no evento e participar da oficina gratuita sobre ′Boas Práticas Para a Manipulação de Alimentos′ podem procurar o Juninho pelo telefone (31) 9 9224-5737
Leia também:
- Médico se salva após cair em ribanceira entre Ouro Preto e Mariana
- Mulher é presa após matar marido com facada em distrito de Ouro Preto
31ª Festa da Jabuticaba de Cachoeira do Campo
Festa da Jabuticaba chega à sua trigésima edição e vai acontecer entre os dias 10 e 12 de novembro na Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, distrito ouro-pretano de Cachoeira do Campo. Voltada totalmente para as famílias e o turista, a comunidade local está se articulando para acolher o público da festa, num ambiente leve, seguro e intimista que contempla, cultura, culinária típica local, entretenimento de qualidade, segurança, conforto, estacionamento e boa circulação.
Promovido pelo Lions Club, o tradicional evento nasceu em 1992 e busca fomentar o desenvolvimento e formação de novos produtores; desenvolver e promover a gastronomia local, estimular o turismo e principalmente empoderar a população para que a Cultura da Jabuticaba seja resgatada como Patrimônio Imaterial.
O evento possui patrocínio da Ferro Puro Mineração e Sicredi, com apoio da Câmara de Ouro Preto e Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR).
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Festa da Jabuticaba: Cachoeira do Campo terá oficinas gratuitas […]