Mais de 160 cidades mineiras farão parte do Natal Mineiridade, programa da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), que oferece uma programação interativa, a fim de atrair turistas para o estado. Essa ação celebrará o encerramento do Ano da Mineiridade, também institucionalizado pela pasta.
“Todos os municípios de Minas Gerais já compreenderam que este é o ano da mineiridade. Eles já adotam nas peças gráficas e nos festivais esse tema, e o natal é coroamento desse ano que nomeamos como mineiridade. Então, é para iluminar as praças, igrejas, trazer as pessoas para conviverem, o tema que vai permear as decorações natalinas desse ano”, disse o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Na capital mineira, a partir de 5 de dezembro, a Praça da Liberdade será decorada com o tema de natal, como já é feito tradicionalmente, porém também haverá outras atrações culturais e gastronômicas.
+ Natal Luz espera atrair mais de 100 mil pessoas para Ouro Preto
“Em Belo Horizonte teremos cantatas de natal, tanto em igrejas católicas, quanto evangélicas, manifestações culturais, para que as pessoas caminhem, andem pelas praças, já que não será apenas a da Liberdade, e teremos cozinha também com comidas típicas de natal este ano”, detalha.
O evento conta com o patrocínio da Companhia Energética de Minas (Cemig) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). A ideia é enfeitar outros pontos de Belo Horizonte, além da Praça da Liberdade, descentralizando o fomento do turismo.
“Desde 2019 a gente participa ativamente da festa, e este ano ainda mais, com a iluminação e cantatas. Nossa proposta é ir descentralizando, levando para outros cantos da cidade, outros bairros um pouco desse natal. Hoje, por exemplo, fechamos com mercado central para oferecer uma iluminação especial, isso é importante para o comércio local e para o comércio de todo Estado, pois essa festa fortalece a mineiridade, reforça o sentimento de acolhimento e, com isso, faz com que as pessoas deem mais presentes”, declarou o presidente da CDL-BH, Marcelo Souza e Silva.
A iluminação e a programação especial, em Bel Horizonte, terá início no dia 5 de dezembro e se estenderá até o dia 6 de janeiro de 2023.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] Natal de Minas Gerais ganha o tema "Mineiridade", em 2022 […]