Em 2023, a parceria entre a Gerdau e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), junto com o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal da Gerdau, completa 10 anos. As comemorações desse marco tiveram início com o Giro Palco Liberdade, que foi realizado entre os dias 21 e 26 de março. O evento teve como objetivo abrir espaço para a preservação e fomento da cultura e da arte local. Foram promovidas atrações multiculturais provenientes de vários municípios mineiros, que ocuparam o prédio do museu.
A semana de atrações gratuitas contou com oficinas, apresentações inéditas, exposição feirinha de artesanato e arte popular e um show de luzes inesquecível. No final de semana (25 e 26), um festival musical preencheeu um dos mais belos cartões postais da capital, com ritmos e vozes da cena mineira.
“Fomentar a cultura e a economia criativa é uma forma da Gerdau contribuir com o desenvolvimento das comunidades. Estamos felizes em poder trazer para a capital diversos projetos do interior. Sempre buscamos fortalecer e dar visibilidade ao legado da rica arte popular construída ao longo dos 300 anos de história do estado. Estamos preparando diversas ações em 2023 para celebrar os 10 anos da parceria entre a empresa e o governo mineiro com o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, iniciativa que fortalece cada vez mais nossos vínculos com Minas Gerais”, ressalta Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau.
Para Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau, é uma alegria poder realizar no Museu ocupações criativas e um festival com toda a essência da música mineira. “São ações que valorizam ainda mais a pluralidade do estado de Minas Gerais, para além das suas riquezas científicas e tecnológicas, mas também valorizando suas diversas manifestações artísticas e culturais. É assim que iniciamos as celebrações de uma década de parceria entre o Museu, a Gerdau e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Estamos muito felizes por este marco!”, afirma.
Leia também: Fotógrafa Ane Souz realiza exposição “Mineiridades” em Ouro Preto
O Verbo Gentileza, projeto apoiado pela Gerdau que ressalta os valores da economia circular e do reaproveitamento, estará presente com o Circuito Gentileza. A iniciativa levará ao Museu artesãos, produtores locais e ambulantes de diversas cidades mineiras.
A Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia junto a Cantora Silvia Gomes realizaram um show no dia 26 de abril, dentro da Programação do Evento Giro Liberdade.
SOBRE A GERDAU
Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material.
Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).
Leia também: Mariana registrou a abertura de 986 empresas em 2022
SOBRE O MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL DA GERDAU
Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 325 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil.
É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia, por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa. Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal integra o Circuito Liberdade, principal complexo de equipamentos culturais de Belo Horizonte e possui patrocínio direto da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. O Museu está localizado no Prédio Rosa, edifício histórico tombado de 1897, na Praça da Liberdade que, em 2022, completou 125 anos de sua construção.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.