A disseminação da Covid-19 aumentou nos últimos dias na Região dos Inconfidentes e em grande parte de Minas Gerais. Ao mesmo tempo, em Mariana, há um grande déficit de pessoas que não voltaram para os centros de vacinação completar o ciclo vacinal. Em entrevista ao Jornal Ponto Final, na noite de terça-feira (22), o secretário municipal de Saúde, Danilo Brito, revelou que 66% das pessoas acima de 40 anos, trabalhadores de saúde e imunossuprimidos não tomaram a quarta dose da vacina contra o coronavírus.
“Os números preocupam também entre as crianças. Em Mariana, 38% das pessoas de 5 a 11 anos não voltaram ao centro de vacinação para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Não adianta tomar a primeira dose se não voltar para completar o ciclo vacinal”, disse Danilo Brito ao Jornal Ponto Final.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Mariana confirmou quase 70 casos de Covid-19 em aproximadamente 230 testes realizados entre segunda (21) e terça-feira. Das pessoas positivadas, 70% já foi imunizada com a quarta dose da vacina e não há nenhum infectado internado, seja na policlínica ou no hospital, por conta do imunizante.
Nós levamos um baque quando começou uma procura nas unidades básicas de saúde com sintomas gripais que tiveram vários casos positivos. Não é uma situação assustadora, mas é uma situação que temos que acompanhar agora para que não se torne assustadora. Então, precisamos fazer alguns deveres de casa. A nossa conclusão é que as pessoas mais idosas completaram o seu ciclo vacinal em maio deste ano e outras em junho, o que significa que há a necessidade urgente de se completar o ciclo vacinal. Nós temos as vacinas, estamos sempre divulgando nas nossas redes sociais, não parou a vacinação e não tem doses em falta”, complementou Danilo Brito.
Uso obrigatório de máscara
O uso de máscaras volta a ser obrigatório no transporte público, nas unidades de saúde e no transporte escolar em Mariana. A determinação foi anunciada pelo prefeito interino Ronaldo Bento (PSB) na terça-feira, que trouxe os dados epidemiológicos mostrando o aumento de casos de Covid-19 na cidade. A prefeitura também recomenda o uso da máscara em locais fechados, incluindo escolas.
Mariana estava registrando poucos novos casos de Covid-19, mas com a nova subvariante ômicron, foram positivados 32 infecções na terça-feira, indicando um aumento expressivo na disseminação do vírus novamente.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Mariana tem alto número de crianças e idosos que não completaram ciclo vacinal contra Covid-19 […]