A maior prova de mountain bike da América Latina, o Iron Biker Brasil, está pronta para celebrar três décadas de pura emoção e adrenalina sobre duas rodas. Completando 30 anos em 2023, o evento esportivo acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de setembro, na cidade histórica de Mariana (MG). A edição comemorativa promete não apenas disputas equilibradas e emocionantes, mas também atrações especiais para marcar essa data memorável.
No sábado e no domingo, os atletas de todas as regiões do Brasil, e alguns estrangeiros, vão se reunir para disputar o circuito completo e o reduzido, com largadas marcadas para às 8h e 8h45, respectivamente, na Praça Gomes Freire. Todavia, este ano, os ciclistas percorrerão trilhas ainda mais desafiadoras, com altimetrias bem definidas para testar o poder de resistência dos competidores.
“Estamos na expectativa para esse grande marco: 30 anos de história! Ficamos extremamente satisfeitos e felizes por celebrarmos em Mariana, a qual é uma cidade apaixonada pelo ciclismo e, como sede do Iron, se tornou a capital brasileira do mountain bike. Temos certeza de que a edição desse ano será ainda mais energizada e eletrizante. Já estamos contando os dias para a grande disputa”, contou um dos organizadores do evento esportivo, Lucas Fonda.
Leia também: “10 anos em 1”: Celso Cota volta à Prefeitura de Mariana com promessa de governo ‘intenso’
Como tudo começou
O ano era 1993, nascia o Iron Biker Brasil, o Desafio das Montanhas, com um percurso inicial de 90 km saindo de Ouro Preto, passando por Itabirito e chegando em Belo Horizonte. Naquele ano, 300 atletas participaram da primeira edição. Nas edições iniciais, o tempo de cada competidor possuía cronometragem trecho a trecho, no entanto, os resultados demoravam horas para disponibilização.
Posteriormente, o formato da competição ganhou a alteração para o modelo de maratona. Desse modo, o primeiro a cruzar a linha de chegada vencia a etapa. Em 1998, uma ação visando a internacionalização do evento contou com a participação de bikers norte-americanos e italianos. Na prova deste ano, o bicampeão do Iron Biker Itália estará entre os atletas da elite, o espanhol Brandan Marquez Fernandez.
Evolução ao longo dos anos
A edição que marcou os dez anos do Iron Biker, realizada em 2003, foi a primeira que teve a participação de Mariana como cidade sede. A largada ocorreu na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, e a linha de chegada era o Mariana. Já em 2009, o evento recebeu o maior ícone da história do mountain bike mundial: Tinker Juarez, norte-americano, que competiu e elegeu o Iron Biker Brasil como “o melhor evento épico da América do Sul”.
10 anos de parceria com Mariana
A partir de 2013, Mariana tem sido a cidade sede única do Iron Biker Brasil. Ademais, ao longo dessa década, a cidade vivenciou, e tem vivenciado, um crescimento exponencial do número de ciclistas em suas ruas e trilhas, com um grande e benéfico impacto na economia e no turismo no município.
Primeira capital, primeira vila, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. A história de Mariana, que tem como cenário um período de descobertas, religiosidade e projeção artística, é também é o cenário perfeito para a prática do mountain bike e para realização do Iron Biker Brasil.
Números do Iron Biker Brasil
- Aproximadamente 4 mil km percorridos.
- Mais de 32 mil atletas inscritos.
- Mais de 30 mil medalhas entregues.
Programação em Mariana
Data: 15, 16 e 17 de setembro de 2023.
Local: Praça Gomes Freire (Jardim) – Mariana/MG.
- Dia 15/9 (sexta-feira) – entrega de kits de 10h às 22h e programação social.
- Dia 16/9 (sábado) – Abertura oficial e largada do percurso completo (A) = 97km -> 8h.
- Largada do percurso reduzido (B) = 65km -> 8h45. Chegada a partir de 11h30.
- Dia 17/9 (domingo) – Largada do percurso completo (A) = 75km -> 8h.
- Largada do percurso reduzido (B) = 60km -> 8h45. Chegada a partir de 11h.
- Encerramento do evento às 17h.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Leia também: Mariana: Iron Biker celebra 30 anos de emoção e adrenalina sobre duas rodas na Primaz de Minas […]