Empresas de água e esgoto do Brasil todo terão que combater o desperdício de água, além de aproveitar as águas da chuva. É o que determina o projeto de lei aprovado no Senado, de autoria do senador Laércio Oliveira, do Progressistas, de Sergipe. De acordo com a proposta, as concessionárias deverão corrigir falhas para evitar vazamentos e aumentar a eficiência e a fiscalização do sistema de distribuição, para combater ligações irregulares.
Laércio Oliveira defende que todas as edificações tenham sistema integrado de captação de água da chuva e reutilização das chamadas águas servidas ou cinzas, que são descartadas por pias, ralos, chuveiros e máquinas de lavar. O senador diz que é importante investir em uma política de uso racional dos recursos hídricos.
Segundo Laércio Oliveira, a perda de água tratada no Brasil é muito grande, e o volume total desperdiçado corresponde a 6 bilhões e meio de metros cúbicos, o equivalente a sete vezes a capacidade do Sistema Cantareira, na Grande São Paulo.
O projeto de lei segue agora para sanção do presidente da República.
Leia também: Prefeito de Ouro Preto notifica Saneouro e dá 15 dias para resolver problemas, sob pena de intervenção
Cinco maneiras de reduzir o desperdício de água em casa:
1. Feche a torneira
Para economizar água, desligue o chuveiro ao se ensaboar e use uma caneca em vez de deixar a água correr durante a escovação dos dentes.
2. Reduza o tempo de banho
Reduzir o tempo de banho em um minuto pode economizar cerca de 9 litros de água.
3. Reutilizar a Água
Depois de cozinhar legumes ou macarrão, não tenha pressa em despejar a água do cozimento pelo ralo – reutilize-a para caldos de sopa! Em vez de lavar seus produtos na torneira, lave-os em uma bacia e reutilize a água para regar as plantas de sua casa.
4. Maximize as cargas de lavagem
Cada ciclo da sua máquina de lavar utiliza eletricidade e água, pelo que reduzir o número de cargas de lavagem pode ajudar a poupar no consumo de ambas! Ao lavar a roupa, verifique se a máquina de lavar está funcionando com cargas completas e use um ciclo ecológico ou lavagem leve, se possível.
5. Verifique se há vazamentos
Muitos não sabem disso, mas vazamentos de torneiras soltas, caixas de banheiro com defeito e canos de água podem contribuir significativamente para o desperdício de água. Um vazamento típico de uma cozinha pode chegar a 10.000 litros por ano, uma quantidade impressionante de água.
Para verificar se há vazamentos, feche todas as torneiras e verifique o medidor de água. Se o medidor ainda estiver funcionando, significa que há um vazamento e você deve chamar um encanador imediatamente.
Leia também: Incêndio atinge garagem de ônibus em Mariana; veja vídeos
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] +Se sancionado por Lula, Saneouro será obrigada a prevenir desperdício de água e a reutilizar águ… […]