Após seis meses como vereador, Pedro Sousa assume Secretaria de Cultura de Mariana

Após seis meses como vereador, Pedro Sousa assume Secretaria de Cultura de Mariana

Pedro Sousa (PSB) ocupou uma vaga na Câmara de Mariana durante o segundo semestre de 2022 e, após a mudança na mesa diretora, acabou deixando a Casa Legislativa, dando lugar para Tikim Mateus (Cidadania). Porém, o vereador já tem um novo desafio em 2023, assumir a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico e Lazer.

Como vereador de Mariana em 2022, Pedro Sousa substituiu Ronaldo Bento (PSB), que precisou assumir a Prefeitura Municipal interinamente, devido à indefinição eleitoral da cidade. Nas eleições de 2020, Sousa teve 396 votos e se tornou o primeiro suplente de seu partido. Agora, ele substitui Marcílio Geraldo Vieira de Queiroz, que foi exonerado no começo de ano.

“Nossa passagem pela Câmara Municipal foi desafiadora. Não esperávamos ter essa oportunidade nesse período, foi uma surpresa muito grande para todos nós. Foram seis meses de muito trabalho em que toda a nossa equipe dedicou muito, nos empenhamos ao máximo com os projetos de lei, com as indicações buscando melhorias para a comunidade. O sentimento que fica é de gratidão pela oportunidade, é um privilégio mesmo estar na Câmara Municipal. Poder representar a população, numa casa tricentenária é muito significativo”, declarou Pedro Sousa ao Jornal Galilé.

Pedro Sousa ressaltou, com o seu mandato, o avanço na luta das pessoas pretas em ocupar espaços de poder, mas frisou que ainda há muito a ser feito.

“Infelizmente, nós, pessoas pretas, jovens, somos minoria nos espaços de poder. Então, é muito importante que haja essa representatividade não só minha, como das mulheres em geral, das mulheres pretas, da comunidade LGBTQIAP+, de todos aqueles que não estão representados nos espaços de poder. Então, é um desafio muito grande, mas avançamos, continuamos avançando e a nossa passagem por lá mostra isso”, afirmou.

Ainda sem pensar em uma possível candidatura em 2024, Pedro Sousa agora está focado na realização do carnaval de Mariana, que acontece em um pouco mais de 20 dias.

“É um desafio muito grande. Fiquei muito lisonjeado em receber esse convite do Edson e muito feliz em ser lembrado pelo nosso envolvimento com a cultura municipal. É uma honra poder estar à frente dessa pasta tão importante, porque Mariana é uma cidade tricentenária, histórica, pela 16ª vez campeã do ICMS cultural. Não penso em eleição. Tem um desafio pela frente que é colocar um carnaval na praça em pouco mais de 20 dias. Estou empenhado e comprometido em fazer o meu melhor, como fiz na Câmara”, disse.

Carnaval

Sem dar muitos detalhes sobre a programação, Pedro Sousa afirmou sobre o carnaval que os artistas locais serão valorizados, assim como o respeito ao patrimônio. Ele também destacou o olhar sobre a segurança das famílias em poder curtir a festa sem dor de cabeça.

“O carnaval está sendo feito com muito carinho, com todos os levantamentos e diagnósticos dos artistas e dos blocos, bem como as escolas de samba e toda a parte documental. Será um carnaval pensando, primeiro, no cidadão marianense, também no turista e nas famílias que possam vir para rua se divertir com tranquilidade. Um carnaval com a cara da cidade mesmo e tenho certeza que será maravilhoso. O foco é sempre com a segurança, então estamos trabalhando muito para isso”, finalizou.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Após seis meses como vereador, Pedro Sousa assume Secretaria de Cultura de Mariana”

  1. […] Leia mais: Após seis meses como vereador, Pedro Sousa assume Secretaria de Cultura de Mariana […]

Leave a Comment