O sorridente João Felipe: família busca vaquinha online para custear tratamento

O sorridente João Felipe: família busca vaquinha online para custear tratamento

O garoto sorridente da foto tem 7 anos, se chama João Felipe e nasceu em Ouro Preto. De acordo com sua família, é um menino esperto e que entende tudo a sua volta. Ele foi diagnosticado com icterícia (amarelão) ao nascer, mas que não foi tratado adequadamente no início, levando a complicações neurológicas. Posteriormente, foi diagnosticado com Paralisia Cerebral decorrente do kernicterus (um tipo de dano cerebral causado pela icterícia não tratada). Por conta disso, o tratamento para sua doença é caro e para buscar o custeio, a família recorreu a uma vaquinha online.

Leia mais: Outro grave acidente na BR 356, próximo a Amarantina, em Ouro Preto, envolve carro e motocicleta

PARA AJUDAR: ACESSE A VAQUINHA ONLINE

O tratamento do João envolve diversas terapias, como fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia e terapia ocupacional, com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida e promover maior autonomia em suas atividades. Além disso, ele necessita de uma cadeira de rodas especializada para atender às suas necessidades.

O jornal Galilé entrou em contato com a Tia do João, a Marcela Ibrahim, que contou um pouco da história de João. Ela destaca que o tratamento do João é contínuo, e quanto mais cedo forem realizadas as terapias intensivas, maiores são as chances de sucesso em seu desenvolvimento. Por isso, existe perspectiva de melhora com o tratamento, e o garotinho já tem demonstrado progressos, como responder bem aos estímulos, apesar de sua dependência física.

“O João desde os 6 meses é acompanhado por fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Dos 6 meses aos 3 anos, ele era acompanhado pelo CER de Itabirito/MG, fazendo as terapias 3 vezes durante a semana e aos sábados fazia hidroterapia na Corpus em Ouro Preto/MG. Desde que tiveram o diagnóstico de Paralisia Cerebral, os pais decidiram ficar somente por conta de Joãozinho, largaram seus empregos e abriram uma papelaria como forma de estar presente durante todo o dia com ele. Focados no desenvolvimento dos mil dias, que é onde a criança se desenvolve mais”

Marcela ao Galilé.

UM MENINO ESPERTO

Marcela destaca que que o João é uma criança muito esperta, apesar de não conseguir andar e falar. Sua cognição não foi afetada, o que significa que ele tem plena consciência do que acontece ao seu redor e demonstra inteligência e percepção aguçadas.

Os pais do João enfrentam desafios significativos em relação ao tratamento dele, mas eles têm um acordo de “revezamento” para equilibrar suas rotinas de trabalho com os cuidados que o João requer. Com muito amor e dedicação, eles cuidam dele de forma exemplar e oferecem o melhor suporte possível.

Uma das principais dificuldades no tratamento do João é sua hipotonia, que faz com que ele não tenha um corpo firme, deixando-o totalmente dependente para realizar atividades básicas. Essa condição demanda uma atenção constante e cuidados específicos para ajudá-lo em sua mobilidade.

A família compreende a importância de agir rapidamente e iniciar o tratamento o mais cedo possível. Eles estão buscando um tratamento de referência que possa proporcionar ao João maior autonomia em suas atividades diárias, visando fortalecer seu corpo e, quem sabe, auxiliá-lo a andar no futuro.

Leia mais: Sagrado e Profano se encontram em Vila Rica: o Triunfo Barroco reúne milhares de pessoas em Ouro Preto

A divulgação da vaquinha está sendo realizada pelas redes sociais, grupos de família e amigos, com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas para contribuir com o tratamento.

As doações da vaquinha e outras formas de apoio financeiro são fundamentais para viabilizar o tratamento e a aquisição da cadeira de rodas especializada, proporcionando ao João uma melhor qualidade de vida e a chance de desenvolver maior autonomia. Além disso, o apoio moral e emocional também é importante para a família durante esse período desafiador.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment