A Câmara Municipal de Ouro Preto apresentou, na tarde de ontem, dia 17, o programa Câmara Cidadã, que é de autoria vereador José do Binga, atual presidente da casa. O objetivo do programa é levar aos distritos, subdistritos e bairros mais afastados da sede alguns serviços públicos como emissão de CPF, carteira de trabalho, carteira de identidade e título eleitoral.
Atualmente o Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC oferece alguns desses serviços na sede, mas a partir de agora o objetivo é que esses serviços cheguem até a população mais distante, principalmente a dos distritos e subdistritos de Ouro Preto.
Para que o programa seja realizado com o sucesso esperado, haverá uma van, devidamente equipada, que percorrerá os locais mais afastados da sede com dias e horários agendados.
- Leia também:
- Mulher denuncia caso de transfobia em clube de Ouro Preto
- Prefeito fala sobre interdição em Santa Rita Durão e Vale emite nota
O projeto foi aprovado por unanimidade pelo plenário da casa na última quinta, dia 17. Em coletiva realizada na Câmara Municipal, os vereadores manifestaram a importância e como serão os impactos positivos para a população. No evento, estiveram presentes os vereadores José do Binga, Renato Zoroastro, Alex Brito, Wanderley Kuruzu, Júlio Gori e Lílian França.
Eu conversei com o vereador José do Binga, que, entre agradecimentos a todos os companheiros de legislativo, funcionários da Câmara, ao Ministério Público, Justiça Eleitoral e Junta Comercial, respondeu as seguintes questões:
Qual a importância desse programa para os distritos e subdistritos de Ouro Preto?
‘’Além da dificuldade desses moradores se deslocarem até a sede, temos a questão também do modo de vida de cada região. Pensando nos distritos e subdistritos temos diversas famílias trabalhando na agricultura familiar e cuidando dos animais. O homem do campo não tem dia de folga; ele trabalha de segunda a segunda, a gente precisa reconhecer isso. Quando comemos um queijo gostoso na cidade, a gente acha muito gostoso, mas precisamos reconhecer o tanto que aquele agricultor, tanto que aquele lavrador trabalhou para produzir uma coisa boa para comermos, uma comida de qualidade, sem agrotóxicos. Então me sinto bastante honrado de lançar esse programa com apoio de todos os vereadores e levarmos esses serviços para essa população que tanto merece’’.
Em quais bairros de Ouro Preto da sede o programa pretende chegar?
‘’Vários. Temos, por exemplo, o Piedade, o São Sebastião, o Taquaral e a região do Saramenha. Nós temos que levar dignidade para essa população que não tem acesso no dia a dia’’.
Já há data disponível para a primeira ação?
‘’Sim, dia 22 de novembro. Nós fizemos um sorteio e vamos começar por Antônio Pereira. Em breve a gente vai divulgar as agendas de todas as localidades. Não será por mês. Assim que tiver demanda durante a semana, a semana inteira, se for possível também até final de semana nós estaremos nos mobilizando para ajudar a população’’.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Economista, diretor do Instituto Galilé. Escreve no jornal Galilé sobre temas diversos como economia, cultura, política e esportes.