Novo presidente da Câmara de Ouro Preto diz “ter o dom” de unir vereadores

Novo presidente da Câmara de Ouro Preto diz "ter o dom" de unir vereadores

O ano de 2023 nem chegou e a movimentação da nova mesa diretora da Câmara de Ouro Preto já está a todo vapor. Os vereadores eleitos para os cargos de presidente, vice e secretários já se reuniram com o prefeito Angelo Oswaldo (PV) e a vice-prefeita Regina Braga (Republicanos), além do secretário de governo Yuri Assunção, para tratar do próximo biênio da gestão pública. O novo presidente da Casa Legislativa, Zé do Binga (PV), faz parte da base do governo, assim como todo o restante da mesa, mas chegou a ser apoiado por membros do poder Legislativo de oposição para que outro candidato aliado do chefe do poder Executivo, Matheus Pacheco (PV), não ganhasse o pleito.

Em entrevista ao repórter Antônio Isidoro, da Rádio Real FM, Zé do Binga manifestou que quer acabar com o clima de divisão entre os vereadores e que acredita ter o dom para unir a Câmara de Ouro Preto.

“O prefeito hoje é feliz, né? Falar que tem oposição a ele na Câmara é um ou dois só. Mas está faltando, às vezes, só uma conversa ou união, eu acho que eu tenho esse dom. Deus me deu esse dom, eu vou chegar num patamar aqui que nós vamos ter 15 vereadores unidos em prol da população de Ouro Preto”, declarou.

Em uma reunião com a Saneouro, em novembro, Zé do Binga chegou a ter um atrito com o vereador Júlio Gori (PSC), que acabou em palavras de baixo calão e ofensas. Mas, durante a votação para decidir a nova mesa diretora, os dois vereadores deixaram as desavenças de lado e se abraçaram.

Reunião com o governo

A nova mesa diretora da Casa Legislativa tem, além de Zé do Binga como presidente, Renato Zoroastro (MDB) como vice, Alex Brito (Cidadania) como primeiro secretário e Wanderley Kuruzu (PT) como segundo secretário. O vereador responsável pelo cargo máximo da Câmara de Ouro Preto acredita que a população ouro-pretana terá bons frutos com o trabalho entre os vereadores e o prefeito Angelo Oswaldo nos próximos dois anos, os últimos do mandato.

“Sentamos com o prefeito para tratar das coisas da cidade, dos projetos que têm intenção de vir para o município e prometemos a ele a garantia que estamos aqui pra trabalhar de mãos dadas. Em momento algum nós sentamos lá para negociar cargo, para se falar de outros interesses particulares. Então eu acho que a reunião foi proveitosa, lucrativa. O prefeito ficou satisfeito, nós estendendo a mão para ele e ele fazendo o mesmo conosco. Eu acho que Ouro Preto só tem a ganhar e eu vi uma mesa muito sólida de pessoas interessadas”, destacou Zé do Binga à Rádio Real FM.

Quanto a algum ressentimento por parte dos vereadores sobre a eleição da Câmara, Zé do Binga disse que o assunto chegou a ser debatido na reunião com o governo, mas que, depois, foi deixado de lado.

“Chegamos a querer discutir alguma coisa assim, mas não teve espaço e eu também achei melhor não discutir isso, entendeu. Acho que deixamos bem claro para o prefeito que nós vamos tratar tudo com ele, não desrespeitando o secretário, mas também cada um com sua pasta e também sabendo ouvir o prefeito. Nós fizemos um compromisso com o prefeito que vamos passar tudo direto pra ele”, disse o presidente da Câmara de Ouro Preto.

Ouvidoria

Durante a entrevista, Zé do Binga se mostrou aberto a opiniões da população. Ele citou, ainda, que tem a vontade de implementar uma ouvidoria na Câmara de Ouro Preto para que o cidadão seja melhor assistido ao ir até a Casa Legislativa.

“Eu tenho vontade até de implantar uma assistente social para filtrar muita coisa que às vezes a pessoa vem e volta sem ter uma resposta, sem ter um respaldo de tudo. Então, eu quero criar essa ouvidoria, a população pode vir e trazer a demanda deles que às vezes acha que é o vereador que resolve, mas não é. A gente tendo essa ouvidoria, o cidadão vai sair daqui com informação, encaminhado ao local certo que ele tem que ir, às vezes à secretaria certa, pra ele não ficar perambulando pela cidade sem ter resposta”, contou Zé do Binga.

Com a colaboração de Carolina Carvalho*

Notícias relacionadas

One Thought to “Novo presidente da Câmara de Ouro Preto diz “ter o dom” de unir vereadores”

  1. […] Novo presidente da Câmara de Ouro Preto diz "ter o dom" de unir vereadores […]

Leave a Comment