Secretário de Saúde explica apreensão de mais de 500 litros de chope em bar de Ouro Preto

Secretário de Saúde explica apreensão de mais de 500 litros de chope em bar de Ouro Preto

A Vigilância Sanitária de Ouro Preto aprendeu carnes e mais de 500 litros de chope, que estavam vencidos, na República Cervejaria, localizada na Rua Direita, na quinta-feira (22). Ao Estado de Minas, o proprietário do estabelecimento, Julio Füzessy, afirmou que existem tipos diferentes de validade da cerveja, quando ela está sendo refrigerada e quando ela está em clima ambiente.

“No caso a cerveja, estava refrigerada e já foi enviado um laudo para a vigilância mostrando que os barris que estão mantidos sob refrigeração estavam dentro da validade”, disse o proprietário.

No entanto, o secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, explicou ao Jornal Galilé que os chopes apreendidos estavam mesmo foram da validade, levando em consideração a refrigeração.

“O que ele está alegando são chopes que ele precisava de uma declaração da empresa em relação à fabricação, lote e validade. Esses não foram recolhidos pela vigilância, foram separadas até que ele enviasse essa certificação. Nesse caso, o que foi apreendido foram produtos que já tinham expirado o prazo de validade da refrigeração. Então, são situações diferentes”, disse Leandro.

Havia, portanto, uma outra quantidade de cervejas que faltavam informações sobre fabricação, lote e validade. Elas não foram apreendidas e sim separadas pela vigilância sanitária. O proprietário apresentou os dados faltantes e esse chope não foi recolhido.

“O que foi apreendido já tinha data de validade expirada, seja refrigerada ou não. A justificativa que ele deu é em relação a material que foi separado para ele pegar as informações da fábrica. O que foi apresentado pelo proprietário foi em relação a outros produtos”, continuou.

A data de validade dos chopes varia de acordo com cada especificidade. O que não muda é o fato de que a cerveja fora da refrigeração tem um prazo para ser consumida muito menor do que a que está sendo refrigerada.

“O chope, quando é conservado em ambiente refrigerado pela máquina, depois de aberto, tem o prazo e cinco a sete dias no máximo. Quando o barril inteiro é refrigerado, pode permanecer por uma validade muito maior. Algumas empresas falam seis meses e outras até um ano. Depende do fabricante”, explicou Leandro.

Cerveja vencida faz mal à saúde?

Não há registros de casos de intoxicação alimentar causada pelo consumo de cerveja vencida. Isso acontece principalmente porque o álcool presente na bebida impede o crescimento de bactérias na bebida, o que faz com que ela não ofereça risco algum ao organismo, mesmo passando o prazo de validade.

Todavia, com o passar do tempo, o álcool começa a evaporar e, assim, há risco de proliferação de bactérias na bebida. Além disso, a cerveja ficará “choca”, com sabor e aroma desagradáveis.

Notícias relacionadas

One Thought to “Secretário de Saúde explica apreensão de mais de 500 litros de chope em bar de Ouro Preto”

  1. […] Secretário de Saúde explica apreensão de mais de 500 litros de chope em bar de Ouro Preto […]

Leave a Comment