A exposição artística “Se quiser saber do fim, preste atenção no começo”, do renomado artista Advânio Lessa, natural do distrito de Ouro Preto, Lavras Novas, permanece em destaque no Museu da cidade. Inaugurada em 11 de agosto, a mostra está aberta à visitação pública até o próximo domingo, dia 27 de agosto.
O evento de inauguração contou com a bênção dos tambores da Guarda de Nossa Senhora do Carmo e Santa Efigênia do Alto da Cruz. Desse modo, enriquecendo a atmosfera artística com elementos culturais e espirituais. Todavia, as obras expostas têm como propósito retratar o profundo sentido de coletividade presente na comunidade quilombola de Lavras Novas. O próprio artista, natural da região, busca através de suas criações expressar a rica história, identidade e união que caracterizam a comunidade.
Leia também: 52º Batalhão de Polícia Militar promove curso para policiais sobre identificação de veículos clonados
Os trabalhos estão no prédio principal do Museu, proporcionando aos visitantes a oportunidade de imersão na arte e história local. Além disso, uma parte do trabalho do artista de Lavras Novas, pode ser apreciada no adro da igreja Nossa Senhora do Carmo. Estabelecendo, sobretudo, uma conexão entre a expressão artística e o patrimônio histórico-cultural da área.
Flávio Malta, Secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, destacou o talento e o orgulho pela arte ouro-pretana:
“Advânio Lessa tem um dos trabalhos mais expressivos do Brasil, suas obras são reflexo das raízes do país, com base em Lavras Novas o artista produz seguindo técnicas tradicionais e patrimônio de nossa cidade como a trançado da taquara, o resgate de raízes e madeiras caídas, traz sua ancestralidade, origem e história presentes. Viva a arte Brasileira Viva a arte Ouro-pretana”, celebrou!
Com entrada gratuita, e aberta a todos, esta é uma oportunidade singular para aqueles que desejam explorar a profundidade das criações de Advânio Lessa. E, além disso, apreciar a essência da comunidade quilombola de Lavras Novas por meio de suas obras de arte na cidade de Ouro Preto.
“Se quiser saber do fim, preste atenção no começo” — a mostra — proporciona uma experiência que entrelaça arte, história e cultura, enriquecendo o cenário cultural local e oferecendo aos visitantes uma imersão na rica herança cultural de Lavras Novas. Ademais, a exposição é capitaneada pelo Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto e o Museu da Inconfidência.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.