Alguns vereadores da Câmara Municipal de Mariana questionaram a demora da Prefeitura de Mariana para iniciar as obras na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Padre Viegas. A discussão aconteceu na última Raunião Oridinária, que ocorreu na segunda-feira (8).
Leia mais: Dengue em Mariana: carro com fumacê não é solução definitiva
O debate começou após o parlamentar Juliano Duarte (Cidadania) apresentar um requerimento 208/2023 pedindo informações para a secretaria de Obras sobre os motivos sobre o não início das intervenções. Em sua fala, ele afirmou que a população de Padre Viegas deliberou reclamações sobre a questão. Ele também questionou a suspenção da Ordem de Serviço assinada em 2022.
O ex-prefeito interino Ronaldo Bento(PSB) assinou a ordem de serviço em dezembro de 2022. Após a mudança na presidência da Câmara, Edson Agostinho (Cidadania) assumiu a prefeitura e suspendeu a antiga OS, dando nova diligência na sequência. Após as duas OS, a obra ainda não começou.
Manoel Douglas (PV) questionou a empresa que ganhou a licitação, enquanto Ronaldo defendeu a sua gestão, alegando que a ordem de serviço assinada por ele deveria ter sido capaz de mover o início das obras.
O atual presidente da Câmara, Fernando Sampaio (PSB), afirmou que tem informações de que o dono da empresa que ganhou a licitação está pedindo inclusive pedindo realimento de preço, alegando que da maneira que se encontra o local, não é possível realizar a obra. Para ele, esse foi o erro da Prefeitura: não fiscalizar o andamento da obra. Por conta da legislação de licitação, após 90 dias da assinatura da ordem de serviço, se as obras não começarem, a empresa pode pedir realimento de preço. E
Ricardo Miranda também expôs sua insatisfação. Ele afirmou que observa a situação da UBS desde o primeiro ano de seu mandato. Para ele, essa discussão deveria ser feita anteriormente. Marcelo Macedo questionou se existe verbas para investimento na construção. Para ele, não existem recursos para efetuação das obras.
Leia mais: Mariana terá semana do combate à LGBTQIA+ fobia entre 11 e 17 de maio
As instalações do posto de saúde de Padre Viegas são muito precárias, e não conseguem atender toda a comunidade por conta da falta de especialidades. A obra da UBS pode trazer mais tranquilidade para a localidade de Padre Viegas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Vereadores de Mariana questionam obras da UBS de Padre Viegas […]