Dengue em Mariana: carro com fumacê não é solução definitiva

Dengue em Mariana: carro com fumacê não é solução definitiva

Nas últimas semanas, a secretaria de Saúde de Mariana adotou o carro com fumacê com inseticida para tentar frear os casos de dengue na cidade. Contudo, a comunicação da pasta divulgou uma nota em que alerta que essa ação não é a que irá exterminar o perigo. O UBV Veicular (fumacê) atinge apenas os mosquitos adultos, não sendo eficaz para eliminar as larvas e ovos do Aedes Egypt.

Leia mais: Mariana terá semana do combate à LGBTQIA+ fobia entre 11 e 17 de maio

Portanto, é imprescindível que os moradores estejam vigilantes quanto à existência de potenciais locais de reprodução do mosquito, tomando medidas para eliminá-los e recebendo a visita dos Agentes de Combate às Endemias, que oferecerão orientações precisas e realizarão a aplicação de larvicidas em recipientes que não podem ser removidos, como caixas d’água. Somente dessa maneira pode-se evitar o desenvolvimento dos mosquitos até a fase adulta.

Além disso a secretaria ainda afirma:

“Além disso, a aplicação é feita em ciclos, ou seja, o carro passará 06 vezes na mesma localidade para que nesse intervalo ações de remoção sejam realizadas para eliminação dos criadouros e que as larvas que conseguiram se desenvolver e transformarem-se em mosquito possam ser eliminadas através do adulticida. Importante lembrar que o uso indiscriminado do adulticida pode resultar em um efeito inverso, ou seja, ao invés de eliminar o mosquito, pode contribuir para ele ficar resistente à ação do inseticida”.

A ação que começou na primeira semana de Maio, terminará esse domingo (15). Ela foi direcionada aos bairros mais afetados pela dengue em Mariana, onde há um maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As localidades escolhidas foram: Santo Antonio, Santa Rita de Cassia, Rosário, Cabanas, Barro Preto, Santa Clara, São Gonçalo, Morada do Sol, Colina e Cartucha.

Confira a programação:

Santo Antônio04,06,08,10,12 e 14/0505 às 10h
Santa Rita de Cassia03, 05,07,09,11 e 13/0505 às 10h
Rosário02,04,06,08,10 e 12/0517h às 22h
Cabanas03, 05,07,09,11 e 13/0517h às 22h
Centro04,06,08,10, 12 e 14/0505 às 10h
Barro Preto04,06,08,10, 12 e 14/0505 às 10h
Colina03, 05,07,09,11 e 13/0517h às 22h
Cartucha03, 05,07,09,11 e 13/0517h às 22h
Santa Clara03, 05,07,09,11 e 13/0505 às 10h
São Gonçalo02,04,06,08,10 e 12/0517h às 22h
Morada do Sol02,04,06,08,10 e 12/0517h às 22h

Fonte: Assessoria de Comunicação de Mariana

O prefeito interino Edson Agostinho (CIDADANIA) decretou situação de emergência pública por conta do aumento exponencial de casos de dengue em Mariana dia 10/04. De acordo com o documento, a medida autoriza a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para a contenção do surto, incluindo aquisição de insumos, materiais e contratação de recursos humanos e serviços essenciais ao atendimento da situação emergencial.

Leia mais: Após perseguição, jovem é preso com maconha e sem habilitação em Mariana

Veja a nota na íntegra:

Para intensificar o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o serviço de UBV Veicular (fumacê) nas localidades seguindo a situação epidemiológica, ou seja, os maiores números de casos de Arboviroses. Ressaltamos que o uso do UBV VEICULAR (FUMACÊ) tem por objetivo controlar de forma rápida a circulação do vírus, e também diminuir a densidade do vetor Aedes na sua forma adulta (alado).
Entretanto, a utilização do UBV VEICULAR não tem nenhuma eficácia quanto às larvas e ovos do Aedes Aegypti, sendo assim, é mais do que necessário que a população fique atenta aos possíveis criadouros eliminando-os e recebendo os Agentes de Combate às Endemias para melhores orientações e a aplicação de larvicida nos recipientes que não podem ser removidos, como a caixa d’água, pois somente desta forma vamos evitar que novos mosquitos cheguem à fase adulta.
Além disso, a aplicação é feita em ciclos, ou seja, o carro passará 06 vezes na mesma localidade para que nesse intervalo ações de remoção sejam realizadas para eliminação dos criadouros e que as larvas que conseguiram se desenvolver e transformarem-se em mosquito possam ser eliminadas através do adulticida. Importante lembrar que o uso indiscriminado do adulticida pode resultar em um efeito inverso, ou seja, ao invés de eliminar o mosquito, pode contribuir para ele ficar resistente à ação do inseticida. Portanto, vale ressaltar que todas as ações executadas pelo Programa Nacional de Combate às Arboviroses são pautadas pelo Ministério da Saúde e supervisionadas pelos Técnicos da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, os quais vêm acompanhando a situação do município de Mariana desde fevereiro de 2023 onde se iniciou o aumento de
casos, dando todo suporte até o presente momento.
Reforçamos sobre a necessidade de cada cidadão se conscientizar do seu papel no combate à dengue, eliminando os criadouros do mosquito, mantendo seus quintais limpos, pois o poder público sozinho não conseguirá acabar com a disseminação da doença causada pelo Aedes Aegypti. “O Perigo é para Todos. O Combate também”

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Dengue em Mariana: carro com fumacê não é solução definitiva”

  1. […] Leia mais: Dengue em Mariana: carro com fumacê não é solução definitiva […]

Leave a Comment