A cidade de Mariana receberá entre os dias 11 a 17, a semana do combate a LGBTQIA +fobia nas escolas municipais e centro da cidade. Dentro dos ambientes educacionais acontecerão palestras e discussões sobre a diversidade, orientação sexual e identidade de gênero. O projeto nasceu de uma proposta do coletivo Mães da (R) existência, que promoverá ainda ações fora das escolas, como shows e apresentações e exibições de filmes e documentários. A iniciativa tem o Movimento Negro como parceria e Secretaria de educação, Cristiano Vilas Boas e o vereador Ediraldo Pinico como apoiadores.
Leia mais: Após perseguição, jovem é preso com maconha e sem habilitação em Mariana
A proposta é envolver a população e sensibilizá-la sobre a importância do combate à LGBTQIA+fobia. O programa apresentado à Prefeitura destaca a importância desta discussão para a formação de cidadãos mais conscientes e com consciência sobre as diferenças. O dia 17 de maio é o Dia Internacional de luta contra a LGBTfobia.
O coletivo destaca que escola também terá um papel importante durante a semana de combate à LGBTQIAP++fobia. Ela deverá oferecer atividades referentes à diversidade de gênero dos sujeitos LGBTQIA+, juntamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas atividades devem trabalhar temas como a diversidade, a orientação sexual e a identidade de gênero, e o significado da comunidade LGBTQIA+.
“Esperamos resultados positivos para indicar uma tendência de aumento na demanda pela cidade, o que ultrapassa a simples questão política e econômica, um marco em uma cidade histórica e religiosamente construída, um sinalizador de impacto social, que mais elaborada e com maior força de apoio que talvez levasse a geração de emprego e renda” A caminhada simboliza e marca historicamente a Rexistencia, onde a cada 36 horas um ser humano LGBTQIAP é morto no Brasil. A conscientização deve atingir total parcela da população”, relata Matheus Januário Pereira, vice presidente do coletivo.
O movimento também irá promover a 1º caminhada LGBTQIA+ da região. A intenção é mostrar o movimento de forma pacífica, trazendo as reflexões sobre diversidade e o respeito e luta contra o retrocesso. O grupo convida todas as pessoas que queiram participar das atrações e atividade.
“Somos o primeiro coletivo LGBTQIA + da cidade e o primeiro movimento da região dos inconfidentes a realizar ações como esta, a semana da diversidade e a 1• caminhada da região, andar pelas ruas, a partir do Centro de Convenções até a Praça Gomes Freire, é apenas o começo, queremos mostrar pacificamente nossa arte e nossa comunidade existente, digo rexistente! Nosso intuito adiante é perpassarmos as gerações de luta e orgulho agora sem retrocesso”, afirma Matheus ao Galilé.
O vice presidente do coletivo ainda destacou que o grande objetivo é que iniciativas como essa abram caminho para o estabelecimento de uma parada LGBTQIA+ em Mariana, realização da comissão de direitos humanos com a mesa composta por membros LGBTQIA+. Essa semana seria apenas o primeiro passo, mas um grande incentivador.
Leia mais: Câmara de Mariana pede agilidade na licitação do novo estacionamento rotativo
“O respeito e diversidade como uma arma significativa grandiosa que é também um protesto contra a intolerância e sem nenhum episódio de violência” Mariana já pode mostrar interesse público para realizar grandes eventos, após este. Que nosso sonho um dia seria a parada LGBTQIA + da cidade e a realização da comissão de direitos humanos com a mesa composta por membros LGBTQIAP dando visibilidade e assistência da educação e saúde a essa parcela que é violentada todos os dias”, finalizou Matheus ao Galilé.
O encerramento acontece na quarta-feira que vem (19), com exposição nas escolas, dos trabalhos realizados na semana pelos alunos, além de uma Roda de Conversa com oprofessor Doutor Marcos Antonio Torres, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que pesquisa nas Áreas da Educação e Psicologia Social com ênfase em Gênero e Sexualidade.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Leia mais: Mariana terá semana do combate à LGBTQIA+ fobia entre 11 e 17 de maio […]
[…] Leia mais: Mariana terá semana do combate à LGBTQIA+ fobia entre 11 e 17 de maio […]
[…] Leia mais: Mariana terá semana do combate à LGBTQIA+ fobia entre 11 e 17 de maio […]