Na última quinta-feira (20), a Prefeitura de Mariana, em parceria com a Secretaria de Obras e o SAAE, deu um importante passo para trazer mais qualidade de vida e saúde à população local e melhorar o saneamento. Foi assinada a Ordem de Serviço que marca o início da 1ª Etapa das Obras de Esgotamento Sanitário de Redes Coletoras e Interceptoras, um projeto de grande relevância para o sistema da cidade.
Leia também: Mariana: Coreto do Jardim recebe revitalização após pichações
Esse processo teve seu pontapé inicial em 2019 e, graças ao esforço conjunto, foi concluído e aprovado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG neste ano. O investimento inicial para a obra é de R$53.560.185,53, tornando-o o maior já realizado na história do saneamento básico de Mariana.
O Sistema de Esgotamento Sanitário é uma estrutura essencial para a comunidade, pois se dedica à coleta, transporte, tratamento e disposição adequada do esgoto, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o controle de doenças e contaminação ambiental. A coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para afastar os resíduos das residências e reduzir sua carga poluidora antes de retornarem à natureza.
A primeira etapa do projeto se concentra na construção das redes de captação, enquanto a segunda etapa será dedicada ao tratamento do esgoto. Essa infraestrutura era há muito tempo aguardada pelos moradores da região, que conviviam com o incômodo cheiro do esgoto não tratado em suas proximidades. Com essa obra, eles poderão desfrutar de um ambiente mais saudável e livre de odores desagradáveis.
Durante diversas visitas técnicas realizadas junto aos moradores, o serviço foi amplamente demandado e aclamado por seus benefícios. “Essa obra trará melhorias simples no dia a dia, mas que fazem a diferença, sem ter que aguentar o forte cheiro, além de ter o nosso esgoto tratado”, afirmaram os moradores do Bairro Cabanas.
Leia também: Do Quadro ao Caos: artistas de Mariana apresentam espetáculo inédito em Ouro Preto
Além de melhorar a qualidade de vida da população, a infraestrutura de esgotamento sanitário também será fundamental para o desenvolvimento econômico da região. Com a possibilidade de receber novos empreendimentos em diversos locais, a cidade verá o fomento da economia, gerando mais emprego e renda para a comunidade. A iniciativa é vista com entusiasmo pela população e representa um importante passo rumo a uma Mariana mais saudável e próspera.
Informações: Lívia Vieira
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Leia também: Mariana realizará maior obra de saneamento da história da cidade […]
[…] + Mariana: Mariana realizará maior obra de saneamento da história da cidade […]