Aconteceu hoje em Mariana a Aula Inaugural da 4ª turma dos Guardas Municipais. 34 novos agentes públicos de segurança começaram o processo teórico/prático que terminará com a nomeação deles para os cargos. O curso de formação é uma etapa do processo seletivo.
O especialista em história marianense, Cristiano Casimiro, trouxe uma aula magna, correlacionando a história de mariana com a sua relação com o militarismo e as forças policiais brasileiras. Foram 50 minutos de muita informação.
“Não parem nunca de estudar”, foi o conselho de Cristiano para os aspirantes à Guarda.
- Leia também:
- 8 anos de angústia: Atingidos pela Barragem de Fundão em Mariana expõem dores e questionamentos
- Vale busca concluir reparações de danos pela tragédia em Mariana
A secretária de Segurança Pública e Transportes da Primaz de Minas, Capitã Marta informou que essa adição à segurança pública em Mariana, através da Guarda Municipal, está programada para iniciar no início de março. Isso indica a intenção de implementar uma força de segurança local nessa data.
A Capitã Marta ainda explicou que esses alunos passaram por um processo seletivo que começou com uma prova objetiva e incluiu várias etapas, como testes físicos e psicológicos. O curso de formação que está começando agora é uma etapa adicional desse concurso.
A Secretária mencionou ainda que os alunos que estão fazendo o curso de formação recebem uma pequena bolsa, que ela acredita ser simbólica e equivalente a um salário mínimo. Essa bolsa é fornecida pela prefeitura para ajudar a cobrir despesas durante o treinamento.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.