A cidade de Mariana deve receber no próximo mês de julho a presença da Ministra da Cultura Margareth de Menezes. Quem revelou essa informação foi o novo secretário de Cultura,Turismo, Patrimônio Histórico e Lazer, Cristiano Vilas Boas. Ele afirmou que quer trazer a participação do executivo federal para dentro da Primaz de Minas. A cerimônia que contará com a presença ilustre é a inauguração da Igreja São Franscisco de Assis.
Leia mais: Prefeitura de Mariana lança programa “Mariana + Saúde”
A parceria entre o Ministério da Cultura e Mariana é vista como uma grande oportunidade para fortalecer e promover ainda mais a cultura local. Cristiano disse em suas redes:
“Iremos trabalhar em parceria com o Ministério da Cultura, que voltou muito mais forte e com mais recursos no Governo do Presidente @lulaoficial com a Ministra @margarethmenezes, que já recebeu o convite e virá a Mariana no mês que vem para a inauguração da Igreja de São Francisco de Assis”
A cantora Margareth Menezes, reconhecida por sua carreira musical de quase quatro décadas, aceitou o convite para assumir o Ministério da Cultura no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A indicação partiu inicialmente da futura primeira-dama, Rosângela Silva. Margareth é fundadora e presidente de uma ONG voltada para a promoção da cultura e possui vasta experiência em gestão de produção cultural.
REABERTURA IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
A reabertura da Igreja de São Francisco de Assis representa um marco significativo para a cidade de Mariana. Após um extenso processo de restauração, a igreja, que possui uma rica história e é um símbolo da arquitetura colonial brasileira, estará pronta para receber novamente os fiéis e admiradores da cultura local. Com sua presença no evento, a Ministra Margareth de Menezes trará um brilho adicional à cerimônia, celebrando não apenas a reabertura da igreja, mas também a importância da preservação do patrimônio cultural do país.
Leia mais: Cristiano Vilas Boas, ex-vereador, é o novo secretário de Cultura de Mariana
Uma reportagem do jornal O Tempo afirma que A igreja será reaberta e administrada pela Arquidiocese de Mariana, enquanto a Casa do Conde de Assumar se tornará o Museu de Mariana, sob a gestão do Instituto Cultural Aurum. A reportagem também menciona que as obras de restauração começaram em 2019 e foram financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, com parceria da Prefeitura de Mariana, Arquidiocese de Mariana, BNDES e Instituto Cultural Vale. A diretora estima que cerca de R$ 17 milhões foram gastos na restauração.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Ministra Margareth Menezes estará em Mariana na reabertura da igreja São Franscisco de Assis […]
[…] Ministra Margareth Menezes estará em Mariana na reabertura da igreja São Franscisco de Assis […]
[…] vinda de Margareth foi anunciada pelo vice-prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas, logo quando ele assumiu a secretaria de Cultura do município. Com a agenda dela em Belo Horizonte e Contagem agendada para o fim deste mês, o encontro se tornou […]