Em maio deste ano, a Prefeitura de Itabirito realizou um convênio para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. Contudo, o serviço já funcionava no município, mas a partir da parceria, conforme a prefeitura municipal, ele será aprimorado.
A saber, por meio de comunicado, a Prefeitura nos informou, através da secretaria de saúde, que a cidade já conta com serviço de transporte pré-hospitalar e inter-hospitalar. Contudo, por meio de equipe e veículos da própria frota, tais como ambulâncias básicas e UTI móvel. Ainda de acordo com a nota enviada a nossa redação:
“Os referidos veículos são equipados e conduzidos por profissionais capacitados da Unidade de Pronto Atendimento Celso Matos Silva (UPA), contando com parceria com a Brigada Municipal para resgates”.
No entanto, com a implantação do SAMU, proporciona, em Itabirito, a ligação da rede de assistência pré-hospitalar a uma rede mais ampla, de âmbito microrregional. Desse modo, permitindo que as equipes treinadas do SAMU ofereçam assistência pré-hospitalar com critérios de prioridade e maior assertividade. Isso porque os protocolos de assistência são os mesmos consolidados ao longo do histórico de atuação do SAMU no estado de Minas Gerais.
Consoante o comunicado oficial: “O SAMU ampliará e qualificará o serviço já prestado, e o município ganhará em qualidade e em tempo-resposta para os casos que mais necessitam de atendimento”.
Leia mais: Times do Colorado e Rodrigão levantaram taça em Rodrigo Silva no último final de semana
Leia mais: Ministra Margareth Menezes estará em Mariana na reabertura da igreja São Franscisco de Assis
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.