Em setembro, o distrito de Lavras Novas celebra a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira do distrito localizado a 17,6 km da sede, Ouro Preto.
Durante a novena, os fiéis paticipam de missas e procissões como forma de devoção. Além disso, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres conta com um amplo conteúdo cultural, com apresentações, shows, danças e feiras. Nesse hiato, no dia 09 de setembro (sábado festivo), o cantor sertanejo Marcelinho de Lima subirá ao palco no distrito.
Marcelinho de Lima em Lavras Novas
Marcelinho de Lima, cujo nome completo é Marcelo de Lima, é um cantor e compositor brasileiro conhecido por sua atuação no universo musical. Ele ficou reconhecido por sua participação na formação da banda “Marcelinho de Lima e Camargo”, ao lado de seu irmão, Juliano Cezar de Lima Camargo.
A dupla se destacou na cena sertaneja e conquistou popularidade nos anos 90 com sucessos como “Tudo Passa” e “Estrela”, entre outros. Marcelinho de Lima é conhecido pela sua voz característica e pelas interpretações emocionais das canções.
Leia também: Polícia cumpre 5 mandados de prisão em Mariana, Ouro Preto e Itabirito
O distrito
Segundo o portal Ipatrimônio, sobre o surgimento de Lavras Novas, sabe-se que nos anos finais do século XVIII, muitas minas se esgotaram trazendo estagnação econômica a vários arraiais próximos a Vila Rica. Porém, novas expedições continuaram à procura de ouro em seus arredores.
Assim surgiu Lavras Novas, que recebeu este nome por ter lavras de ouro descobertas posteriormente, ou seja, uma exploração aurífera mais recente, se comparada com outros arraiais mais antigos (como São Bartolomeu e Antônio Pereira, por exemplo).
Segundo a tradição oral, há uma lenda muito disseminada de que o local poderia ter tido origem como um quilombo, já que a maior parte de sua população é negra. Porém, não há comprovações históricas de tal origem.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Marcelinho de Lima será atração no distrito de Lavras Novas em setembro […]
Hellen, parabéns por comentar que a história do quilombo seria uma lenda!!!
Realmente é um desserviço pensar que o “estado” em pleno século XVIII iria construir uma igreja em um quilombo!
A miscigenação de Lavras Novas são de afrodescendentes do ventre livre e dos já libertos com índios, principalmente a etnia Borum Kren (da região) e alguns da etnias Guarani e Puri, trazidos por tropeiros.