‘Justiça federal, libera o Carnaval!’: manifestantes pedem a liberação para eventos na Praça Tiradentes

Na tarde desta terça-feira (06), manifestantes se reuniram na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, em um protesto pacífico pedindo a liberação da via para eventos no Carnaval de 2024. Mobilizados pela Associação dos Barraqueiros e apoiados por algumas escolas de samba, os manifestantes solicitaram uma resposta positiva do Ministério Público após a entrega de documentos pela prefeitura. A polêmica em torno dos shows se estende desde setembro de 2023, quando uma liminar impediu a gravação do DVD do Dilsinho.

O jornal Galilé esteve durante toda a primeira parte do protesto e transmitiu em live no instagram.

Juliana Aparecida, secretária da Associação de Barraqueiros de Ouro Preto, expressou a preocupação com a perda do direito de trabalhar durante uma entrevista durante a manifestação: “A praça é um espaço de carnaval de muita família onde as famílias vêm com as crianças, onde a gente trabalha com nossos barraqueiros e ambulantes. A gente só quer o mínimo direito, o nosso direito de trabalhar. Muitas pessoas hoje dentro da associação estão desempregadas esperando nesse momento para poder trabalhar e ganhar um dinheiro.”

Adilson Ferreira, representante da manifestação, ressaltou a busca pelo direito de trabalhar e proporcionar lazer à população: “Estamos buscando o direito de todos os nossos trabalhadores na Praça Tiradentes, não para brigar politicamente, né? A gente vem buscar o direito de trabalhar de todos os nossos trabalhadores na Praça Tiradentes, até mesmo lazer da população como um todo.”

Leia também:

A audiência na Justiça Federal em Ponte Nova ocorreu na última segunda-feira(05), em que a juíza concedeu um prazo de 48 horas para o Ministério Público manifestar-se sobre os documentos apresentados pela prefeitura. A decisão final sobre a liberação ou não da Praça Tiradentes para o desfile das escolas de samba está prevista para ser anunciada ainda nesta quarta-feira.

ESCOLAS DE SAMBA: INDEFINIÇÃO GERA ANGÚSTIA

Não é só a falta do palco para shows e a não disposição das barraquinhas que são pontos angustiantes para quem trabalha no carnaval de Ouro Preto. A tradição de décadas das Escolas de Samba desfilando pela Praça Tiradentes no domingo e segunda de folia também está ameaçada. Sem confirmação do local, representantes das agremiações demonstraram dúvidas quanto aos últimos ensaios e dimensionamento das estruturas que estão montadas para o desfile.

No último dia 28, as escolas que estão inscritas no Carnaval de Ouro Preto 2024 ensaiaram na Praça Tiradentes, juntamente com os blocos que ano após ano animam as ruas da cidade histórica. Este ano, as escolas que participam são: Princesa Isabel, Unidos do Padre Faria, Império do Morro Santana, Imperial de Ouro Preto e Aliança da Piedade. Todas aguardam a decisão que pode liberar ou não a festa na Praça.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

5 Thoughts to “‘Justiça federal, libera o Carnaval!’: manifestantes pedem a liberação para eventos na Praça Tiradentes”

  1. […] 'Justiça federal, libera o Carnaval!': manifestantes pedem a liberação para eventos na… […]

  2. […] 'Justiça federal, libera o Carnaval!': manifestantes pedem a liberação para eventos na… […]

  3. […] 'Justiça federal, libera o Carnaval!': manifestantes pedem a liberação para eventos na… […]

  4. […] 'Justiça federal, libera o Carnaval!': manifestantes pedem a liberação para eventos na… […]

  5. […] ‘Justiça federal, libera o Carnaval!’: manifestantes pedem a liberação para eventos na Praça… […]

Leave a Comment