Ex-deputado João Leite pede reativação do Trem que ligava Belo Horizonte a Ouro Preto

João Leite pede reativação do Trem que liga Belo Horizonte a Ouro Preto

Durante a cerimônia de recebimento do título de Cidadania Honorária de Ouro Preto, o ex-deputado e renomado ex-goleiro do Atlético Mineiro, João Leite, aproveitou a ocasião para fazer um apelo pela reativação do trem que liga Belo Horizonte a Ouro Preto. Em sua declaração ao Jornal Galilé, Leite ressaltou a importância histórica e turística dessa conexão ferroviária, destacando os benefícios que a restauração do serviço traria para a região.

Leia mais: Durval Ângelo e João Leite são homenageados com a Cidadania Honorária de Ouro Preto

João Leite, reconhecido por sua trajetória no esporte e na política, expressou sua preocupação com a atual situação da ferrovia que conecta a capital mineira a Ouro Preto. Ele salientou a perda desse serviço de trem, que por muitos anos foi um meio de transporte icônico na região, levando turistas e moradores a uma viagem única pelos encantos de Minas Gerais.

O ex-deputado ressaltou que a reativação do trem entre Belo Horizonte e Ouro Preto seria um marco importante para o turismo na região. Ouro Preto, cidade histórica e reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, atrai visitantes de todo o mundo. A disponibilidade de uma conexão ferroviária direta facilitaria o acesso dos turistas à cidade e proporcionaria uma experiência ainda mais enriquecedora, permitindo que eles apreciassem a beleza natural e a riqueza cultural das paisagens ao longo do trajeto.

Na declaração, João relembra quando era presidente da Comissão de Ferrovias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), quando visitou Ouro Preto com outros parlamentares.

“Fiquei muito sensibilizado com a perda do trem. É algo que precisa ser resolvido, não é? O país precisa resolver essa questão. Ouro Preto é um destino especial para todos que visitam o Brasil, e precisamos ter um trem ligando Belo Horizonte a Ouro Preto. Essa conexão é fundamental, não apenas para os turistas que visitam o Brasil e têm Ouro Preto como destino, mas também para nós, para as minhas netas que querem vir de trem para Ouro Preto. Essa é uma luta que todos nós precisamos abraçar. Lembro-me da audiência que fizemos, inclusive o deputado Gustavo Mitre, que também era vice-presidente da comissão, estava aqui, e alguém disse que o trem não pode mais passar por essa linha. O Dr. Ubirajara, da Universidade Federal de Minas Gerais, disse: ‘Por cem anos, o trem passou por Ouro Preto com avanço tecnológico, agora quem vai dizer que o trem não pode mais andar pela linha aqui em Ouro Preto?’ Em resumo, Ouro Preto está no meu coração, mas eu não posso ter Ouro Preto só para mim”, disse.

Leia mais: Shows na Praça Tiradentes reúnem milhares de pessoas no aniversário de Ouro Preto

De acordo com ele, mesmo quando está fora do Brasil, as pessoas frequentemente perguntam a ele quais lugares devem visitar no país, e ele sempre recomenda Ouro Preto como um destino imperdível. Segundo ele, visitar Ouro Preto permite conhecer um pouco do coração de Minas Gerais e a luta pela liberdade que a cidade representa.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment