Na última sexta-feira, 7 de julho, a cidade de Ouro Preto prestou uma emocionante homenagem a dois importantes nomes da política e do esporte mineiro. O ex-deputado João Leite e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Durval Ângelo receberam o título de Cidadania Honorária de Ouro Preto, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à comunidade e ao estado de Minas Gerais.
Leia mais: Shows na Praça Tiradentes reúnem milhares de pessoas no aniversário de Ouro Preto
João Leite foi homenageado pelo vereador Renato Zoroastro (MDB). João é natural de Belo Horizonte, começou sua trajetória como atleta de futebol, sendo goleiro do Clube Atlético Mineiro, onde se destacou e se tornou uma figura emblemática do time. Ao longo de sua carreira esportiva, vestiu a camisa do Galo em 684 jogos, conquistando 10 títulos estaduais e uma Conmebol. Após encerrar sua carreira como jogador, dedicou-se à política, sendo vereador em Belo Horizonte e deputado estadual por seis mandatos consecutivos. Sua atuação parlamentar foi marcada pelo comprometimento com a comunidade e pelo empenho em causas sociais.
João Leite destaca que desde sua juventude, Ouro Preto era um lugar especial para ele, onde costumava vir com sua namorada na época para passear e namorar.
“Nas folgas do Atlético, que geralmente eram às segundas-feiras, quando não tínhamos treinamento após os jogos, eu vinha com a Eliana e nós namorávamos, noivamos e agora estamos casados há 44 anos. Sempre continuamos vindo a Ouro Preto porque amamos ver as coisas e as pessoas aqui. Mas minha conexão com a história de Ouro Preto é muito significativa, pois aqui é o berço do grito pela liberdade e isso é muito importante para mim”.
Durval Ângelo, por sua vez, recebeu o título das mãos do vereador Wanderley Kuruzu. Durval é formado em Filosofia, Teologia e Pedagogia, além de ser professor licenciado das redes públicas de Belo Horizonte e Contagem. Atualmente, exerce o cargo de conselheiro do TCE. Também já foi deputado, líder do Governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos. Durval Ângelo possui uma vasta experiência em movimentos sociais e sindicais, tendo sido militante no movimento dos professores da rede estadual, fundador do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) e do Partido dos Trabalhadores. Sua atuação parlamentar tem sido pautada pela defesa dos direitos humanos, da educação e da justiça social.
Durval Ângelo expressou sua gratidão à Câmara Municipal e ao prefeito Ângelo Osvaldo, com um agradecimento especial ao seu amigo Kuruzu. Durval e Kuruzu são conterrâneos capixabas que migraram para o estado de Minas Gerais. É destacado que eles compartilham das mesmas causas e ideais.
“Quando eu era parlamentar, defendia bandeiras relacionadas aos Direitos Humanos, moradia, combate à violência, luta por justiça e igualdade. Fico muito satisfeito em ver que mesmo não sendo mais filiado a nenhum partido político, e não tendo mais uma militância partidária, temos um vereador como o Kuruzu presente, que se preocupa com os mais pobres, com os mais necessitados e com aqueles que mais precisam de políticas públicas”, disse Durval ao Galilé.
Leia mais: Miss Minas Gerais encanta no Miss Brasil homenageando o barroco de Ouro Preto
A concessão da Cidadania Honorária de Ouro Preto é uma forma de reconhecer e agradecer o trabalho e a dedicação dessas personalidades, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A solenidade de entrega dos títulos contou com a presença de autoridades locais, amigos, familiares e admiradores dos homenageados, que expressaram sua gratidão e respeito pelos serviços prestados ao longo de suas carreiras.
TODOS OS HOMENAGEADOS
Cada vereador pôde homenagear um cidadão, com a indicação sendo aprovada na Câmara Municipal de Ouro Preto.
Confira a lista:
- Camila Queiroz Rodrigues (VANTUIR SILVA)
- Durval Ângelo Andrade (WANDERLEY KURUZU)
- Geraldo Kennedy Neiva (JOSÉ GERALDO MUNIZ – ZE DO BINGA)
- Guilherme Costa Torres (VANDER LEITOA)
- João Leite da Silva Neto (RENATO ZOROASTRO)
- Karoline Stephane Lopes Ferreira (NAÉRCIO FERREIRA)
- Márcio Gleber da Cruz (VANTUIR SILVA)
- Pe. Edmar José da Silva (REGINALDO DO TAVICO)
- Alessandro de Souza Veiga (LILIAN FRANÇA)
- Camila Sardinha Cecconello (WANDERLEY KURUZU)
- Edmilson Cerqueira dos Reis (MERCINHO GOMES)
- Glaycon Franco (MATHEUS PACHECO)
- Gustavo Marques Carvalho Mitre (ALEX BRITO)
- Jonas Antônio Silva Nicolino (LUCIANO BARBOSA)
- Kátia Ivanir Rodrigues (MERCINHO GOMES)
- Narcísio Gonçalves Maciel (JOSÉ GERALDO MUNIZ – ZE DO BINGA)
- Sebastião Nepomuceno (RENATO ZOROASTRO)
- Ana Paula Lobo Pereira de Freitas (VANDER LEITOA)
- Dimas Geraldo Dutra Maciel (JULIO GORI E WANDERLEY KURUZU)
- Evandro Xavier Gomes (MATHEUS PACHECO)
- Glewton Braga Soares (ALEX BRITO)
- Heloísa Oliveira (VANDER LEITOA)
- José Alexsandro de Carvalho Andrade (REGINALDO DO TAVICO)
- Luiz Carlos Farid Rahme (JÚLIO GORI)
- Pe. Armando Godinho (LILIAN FRANÇA)
- Vânia Aparecida Pereira de Paula (ALESSANDRO SANDRINHO)
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Durval Ângelo e João Leite são homenageados com a Cidadania Honorária de Ouro Preto […]
[…] Durval Ângelo e João Leite são homenageados com a Cidadania Honorária de Ouro Preto […]