O ícone da Música Popular Brasileira, João Bosco, pediu que o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), fosse o novo ministro da Cultura no governo Lula (PT) na tarde de quarta-feira (30), por meio das redes sociais
“É um dos maiores nomes na área de gestão cultural. É o nome certo pra ser nosso ministro da Cultura e tem gabarito pra refundar o ministério. É escritor, curador de arte, jornalista profissional, advogado e gestor público”, diz o post de João Bosco.
A publicação ainda destaca alguns cargos que Angelo Oswaldo já exerceu no ramo cultural, como secretário de Cultura de Ouro Preto, secretário de Cultura de Minas Gerais, prefeito de Ouro Preto pela quarta vez, ministro interino da Cultura na gestão do ministro Celso Furtado, chefe de gabinete do Ministério da Cultura, Presidente do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além de ter participado de missões culturais em países como França, Alemanha, Israel, Noruega, Portugal, Bolívia, Cuba, Estados Unidos, Inglaterra e Itália.
O post foi feito por Eliana Caruso, mãe do comediante Fernando Caruso, e repostado por João Bosco em seu perfil nas redes sociais. O baixista e compositor Aureo Lopes comentou na publicação dizendo “ótimo nome!”.
Apoio do presidente da Câmara Municipal
No dia 1º de setembro, o presidente da Câmara de Ouro Preto, Luiz Gonzaga (PL), manifestou apoio a Angelo Oswaldo para ser ministro da Cultura no próximo governo federal, antes mesmo das eleições presidenciais.
“Eu ainda acredito que Angelo Oswaldo vai sair daqui para ser ministro da Cultura ou do Turismo, porque tem competência para isso, já provou, foi secretário. Então, ele será quando sair daqui”, declarou Luiz Gonzaga, na ocasião.
Relação de Angelo Oswaldo e Lula
A relação entre o prefeito de Ouro Preto e o candidato petista à presidência da República é longa. Angelo Oswaldo teve alguns ganhos com Lula, enquanto chefe do poder Executivo ouro-pretano em mandatos anteriores, como:
- A ampliação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP);
- A criação da escola de medicina;
- A consolidação do Instituto Federal de Minas Gerais;
- A criação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO);
- A conquista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);
- O trem da Vale;
- A reforma do Museu da Inconfidência.
No dia 27 de setembro, inclusive, Angelo Oswaldo publicou uma foto sua ao lado de Lula nas redes sociais, com a legenda dizendo “Presidente Lula e Prefeito Angelo Oswaldo: ontem e amanhã, mais realizações em Ouro Preto.”
Angelo Oswaldo e Lula fazem parte da mesma federação, chamada Brasil da Esperança, formada pelo Partido Verde (PV), do prefeito de Ouro Preto, Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Nomes ventilados
Daniela Mercury, Chico César, Lucélia Santos e Flora Gil, mulher de Gilberto Gil, que já foi ministro do governo Lula são alguns dos nomes badalados que vêm surgindo como possíveis futuros chefes da pasta. Mas além das apostas midiáticas, dois nomes estão à frente nas discussões mais recentes da equipe de transição. o professor Danilo Miranda, 79 anos, desde 1984 diretor do SESC em São Paulo; e Elaine Costa, 55 anos, que é lembrada pelo trabalho no Departamento Cultural da Petrobras no primeiro governo Lula.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] nas redes sociais para o gestor municipal ouro-pretano assumir o Ministério da Cultura, tendo a adesão do renomado cantor e compositor da Bossa Nova, João […]
[…] prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), que já chefe de Gabinete do Ministério da Cultura no governo de José Sarney (1986 -1988), manifestou a alegria em ter uma professora da UFOP num importante cargo dentro do Ministério da […]
[…] + Ícone da MPB, João Bosco pede Angelo Oswaldo como ministro da Cultura: “É o nome certo” […]