Itabirito voltou a sofrer com a chuva na madrugada de terça (29) para quarta-feira (30). O alto volume pluviométrico causou o transbordamento do rio Carioca, que levou água para o centro da cidade, causando vários alagamentos. De acordo com a Defesa Civil de Itabirito, o temporal teve início por volta das 21h e durou cerca de uma hora. Foram registrados 50 mm de precipitação. Confira imagens:
De acordo com o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania), desde 3 horas da manhã, equipes da prefeitura estão realizando os trabalhos de limpeza do centro e de outras localidades da cidade. Segundo o chefe do poder Executivo de Itabirito, a situação deve ser normalizada ainda na manhã de quarta-feira.
“A água já abaixou, o córrego já está na sua calha e todas as nossas equipes estão trabalhando no centro para poder fazer a limpeza geral. Serão vários caminhões-pipas, a gente pede paciência, que o pessoal não vá ao centro para podermos fazer isso o mais rápido possível e, assim, voltarmos a nossa vida cotidiana. Já lavamos muita coisa no nosso centro, porque desde 3 horas da manhã a equipe está trabalhando, já rodamos a cidade toda, estamos com equipes em todos os lugares e pedimos para aqueles que tenham problemas, que entre em contato com a prefeitura e, assim que possível, faremos o atendimento”, declarou Orlando Caldeira, por meio das redes sociais.
+ Chuva faz estrago em Santo Antônio do Salto, distrito de Ouro Preto
Plano de Contingência
Em outubro, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, anunciou a versão inicial da revisão do plano de contingência para a prevenção e atuação assertiva em caso de enchentes.
O plano de contingência prevê três níveis para o cenário de inundação em caso de fortes chuvas, como as que ocorreram em janeiro. De acordo com a Defesa Civil de Itabirito, o objetivo dessa medida é de assegurar a observação e o monitoramento qualificados da situação de toda a cidade, em tempo real, para minimizar as consequências das fortes chuvas.
Além disso, o plano estabelece a atuação integrada das forças de segurança e das secretarias municipais para garantir ações de acolhimento da população que vivem em áreas de risco e definição de rotas alternativas para a manutenção de serviços essenciais.
“Infelizmente, esse período é muito triste com a questão das enchentes na nossa cidade que é muito montanhosa, cheia de córregos e a gente sofre com esse problema. Mas, com certeza, com força, garra e determinação, não vamos desanimar. A nossa equipe está toda preparada e estruturada. Neste ano, nós temos mais equipamentos e mais estruturas para poder limpar a nossa cidade em tempo recorde. Contamos, também, com a colaboração das empresas que estão entrando em contato para que, se for necessário, possam aportar recursos para poder ajudar Itabirito”, disse Orlando Caldeira.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] Chuva causa alagamentos e transtorno em Itabirito; veja imagens […]
[…] + Chuva causa alagamentos e transtorno em Itabirito; veja imagens […]
[…] + Chuva causa alagamentos e transtorno em Itabirito; veja imagens […]