Neste sábado (3), de 9h às 20h, a fotógrafa Ane Souz estará com a exposição no Alphaville, com o tema “Mineiridade”, durante o evento Natal na Lagoa. São 48 fotografias mostrando um pouco do jeito mineiro de ser.
Para o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), Ane Souz atrai, como imã, os ícones da mineiridade. “Sua lente ilumina esses signos. Recorta-os, na mirada precisa de uma sensibilidade única. A luz que ela recolhe, as curvas e volteios, os gestos e o espanto da surpresa no instante mais trivial revelam a força artística que plasma cada uma das imagens. Em suas visões, Ane Souz ensina a ver o corpo e a alma da montanha”, ressalta.
Durante a exposição, 11 exemplares da série “Ouro Preto, por Ane Souz” estarão à venda, impressos em papel silk nos tamanhos 20×30 cm e 30×45 cm. Parte da renda das vendas será revertida para apadrinhamento das cartinhas que as crianças entregaram ao Papai Noel.
A exposição tem a produção da Pulsar Brasil, é realizada pela lei de incentivo à cultura e possui o patrocínio da Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG). A fotógrafa tem a intenção de levar a exposição para a Ouro Preto em janeiro de 2023.
“A temática da exposição é ‘Mineiridade’, estamos comemorando o ano da mineiridade, então tem fotos do interior mineiro, como o pãozinho na porta de casa às 6h da manhã que o padeiro deixa, a goiabada cascão que é patrimônio imaterial, o Reinado. Inclusive, tem a foto que foi premiada pelo Ministério Público neste ano, na abertura do Reinado, que é a lavagem da escadaria. São várias fotos de Ouro Preto e de cidades próximas. Tem do Mercado Central, em Belo Horizonte, tem fotos em Mariana, tem foto da Procissão das Almas que é tradicional em Mariana. Então, escolhi várias fotos que representam o nosso jeito de ser mineiro”, diz a fotógrafa.
+ Ouro Preto é o destino mais procurado por turistas que visitam Minas Gerais
Ane Souz possui um banco de imagens gratuito que está com 959 mil visualizações em 10 meses e que é utilizado pela imprensa ouro-pretana, estadual e federal. Recentemente, a Secretaria de cultura de Minas Gerais levou a impressão da foto da pintura do forro da nave de Ataíde, que está na Igreja São Francisco de Assis para a Feira Nacional de Turismo, realizada em Gramado, e todas as pessoas que passaram por lá conheceram parte do patrimônio de Ouro Preto através do olhar da fotógrafa.
“É muito importante para a Cidade Patrimônio da Humanidade ter um banco de imagens público e gratuito. Para escolher as fotos da exposição não olhei somente o banco de imagens, foram mais de 300 mil arquivos que eu vi em dois dias para escolher as 48 fotos que compõem a exposição. Eu cheguei a reduzir para 72 e quando cheguei a 48, eu pensei que não daria mais, teriam que ser as 48”, complementa Ane Souz.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.