A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) divulgou o calendário das cinco semanas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), da etapa microrregional, contemplando a divisão por cidades-sede da competição. A etapa microrregional acontecerá nos dias 15 de maio e 18 de junho nas cidades-sede das seis regiões do estado. Porquanto, em municípios das áreas de abrangências das 47 Superintendências Regionais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), parceira na realização do Jemg.
Contudo, nesta fase, estão incluídos basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Destinados a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do estado, o Jemg tem se tornado o maior evento esportivo-social do país. A competição é promovida pela Sedese-MG, por meio da subsecretária de Esportes, (Subesp), em parceria com a SEE.
JEMG em Itabirito
Conforme divulgado pelo cronograma, a cidade de Itabirito será sede dos jogos na segunda semana, representando o Regional Centro, SRE de Ouro Preto. A saber, as partidas acontecerão dos dias 22 a 28 de maio. Além de Itabirito, simultaneamente, também receberão jogos no mesmo período as cidades:
- Ponto Chique, Regional Norte; Ibiá e Santa Vitória, Regional Triângulo; São João Evangelista e Ipatinga, Regional Vale do Aço. E, por fim, Raul Soares e São João Nepomuceno, Regional Zona da Mata, terão jogos no mesmo período.
Leia mais: Zoológico do Parque Ecológico de Itabirito recebe jiboia transferida de criadouro comercial
Leia mais: BR-356: morre homem atropelado em Itabirito; polícia ainda busca suspeito
O JEMG
O JEMG é uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com estudantes-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Desse modo, módulo I, com estudantes-atletas de 12 a 14 anos (nascidos em 2011, 20010 e 2009) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2008, 2007 e 2006).
As modalidades disponíveis no JEMG/2023 são:
Atletismo, atletismo PCD, badmínton, basquetebol, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5, futebol de 7 PC. Ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), goalball, handebol, judô, judô PCD, natação, natação PCD, parabadminton. Taekwondo, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, vôlei de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.
Os Números dos Jogos
Segundo os números oficiais da competição são, ao todo:
- Mais de 160 mil estudantes-atletas
- 8 mil professores
- 16 mil profissionais envolvidos
- 3 mil empregos diretos
- 8 mil indiretos
- Cerca de 500 mil espectadores.
As etapas do JEMG
A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional. O Estado é dividido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino, regional. − SRE, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os estudantes-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.
A etapa regional acontece em 6 municípios do Estado, com as competições de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez.
A 4ª etapa é a estadual e acontece em dois períodos. Então, nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, vôlei de praia e xadrez), incluindo as modalidades de atletismo, badmínton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo e tênis de mesa. Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, parabadminton, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.