A tradicional Festa da Jabuticaba acontece de 18 a 20 de novembro no distrito ouro-pretano de Cachoeira do Campo. A festa, que surgiu em 1992, completa 30 anos em 2022 e, com programação diversificada, conta com promoção do Lions Clube do distrito, apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Associação Comercial de Ouro Preto (ACEOP). Como sempre, o evento deve atrair turistas e moradores, consolidando as tradições da região.
Integram os objetivos da Festa da Jabuticaba o fomento ao turismo e à gastronomia da região, além do incentivo à capacitação e desenvolvimento dos produtores locais, consolidando a cultura da jabuticaba como patrimônio imaterial de Cachoeira do Campo. O festival conta com a articulação da população local para realizar um evento familiar em ambiente agradável e seguro, com entretenimento de qualidade. Além de Cachoeira do Campo, a produção de derivados de Jabuticaba está presente em vários distritos e localidades de Ouro Preto, como São Bartolomeu, Amarantina, Santo Antônio do Leite, Glaura, e se estende também na região de Acuruí e do Córrego do Bação.
+ Papai e Mamãe Noel moram em Ouro Preto e mantêm a tradição natalina
As comemorações já se iniciaram no final de outubro com a realização de duas ações: oficinas de capacitação e o Circuito Culinário da Jabuticaba. As oficinas foram voltadas à preparação de produtores locais para a produção artesanal e venda de derivados da fruta, como licores, geleias, compotas e molhos. O Circuito Culinário da Jabuticaba, que acontece até o dia 27 de novembro, é um festival gastronômico, que conta com a participação dos restaurantes de Ouro Preto e região, destacando a jabuticaba na criação das suas receitas. Sobre as festividades, a secretária de Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro, comenta sobre a participação da população e de que forma a jabuticaba influencia nos pratos da região: “A comunidade se apropriou da festa e trabalha para promover um encontro entre os produtores, turistas, moradores e os grandes chefes de cozinha. Hoje a fruta faz sucesso fora da região com as receitas dos moradores de Cachoeira do Campo.”
Nos dias da festa, entre 18 e 20 de novembro, as atrações acontecerão na Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, evocando a produção familiar tradicional passada por gerações, trazendo os sentimentos de nostalgia e conforto proporcionados pelas memórias da população. Na programação, estão previstos pequenos palcos com bandas locais e estilos adequados à proposta de público, apresentações de corporações musicais executando dobrados em cortejos em volta da Matriz, shows intimistas no coreto, comidas “de afeto” nas barracas da culinária local, cozinha-show com chefs mineiros, chopp artesanal de jabuticaba produzido pelas cervejarias da região, espaço com oficinas de arte, educação e bastante entretenimento para as famílias.
Em breve será divulgada a programação detalhada com todas as atrações.
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] + Festa da Jabuticaba acontece neste mês em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto […]
[…] 30ª Festa da Jabuticaba […]
[…] festa foi a intensa produção de derivados com o uso de jabuticaba. Houve seis oficinas durante o evento que formou 117 produtores. Nelas, foram produzidas cocada, picles, pastel, hamburguer, pizza e até […]