Escola entra em reforma e alunos terão aula em ginásio de Ouro Preto; entenda

A Escola Municipal Tomás Antônio Gonzaga, em Ouro Preto, está passando por uma significativa reforma que levou à mudança temporária das aulas para um ginásio local. A decisão gerou discussões nas redes sociais, com vídeos compartilhados por alunos e familiares destacando as condições emergenciais enfrentadas no novo local de estudo. O jornal Galilé entrou em contato com a Prefeitura e com a secretaria de educação do município para entender a decisão e informar sobre a obra.

Em um dos vídeos, uma mulher expressa preocupações sobre os possíveis transtornos durante as chuvas, apontando barulhos que poderiam dificultar o foco dos alunos, além da falta de banheiros suficientes.

O jornal Galilé entrou em contato direto com a secretária de Educação, Débora Etrusco, que esclareceu a situação. Confira:

*Qual foi a motivação para a reforma na escola neste momento?*

O prédio onde a escola funciona está a quase 20 anos sem manutenção. Atualmente, existem goteiras, alagamentos durante períodos chuvosos, desabamento de muro, os pisos das salas ainda são de tacos. Diversas intervenções estruturais de emergência se fazem necessárias. O projeto correspondente foi formalmente submetido à direção escolar no ano de 2023, e os procedimentos necessários para dar início às obras também foram devidamente iniciados.

*A previsão de que a reforma durará 12 meses está correta?*

O período estipulado para a reforma é de nove meses. Contudo, consideramos a possibilidade de eventuais atrasos, baseados em experiências anteriores em que a extensão do prazo foi necessária ao iniciar a obra devido à identificação de demandas adicionais de reparo.

*Quais são os principais desafios que podem influenciar nesse prazo?*

São numerosos os elementos a serem considerados nesta projeção, embora seja uma estimativa inicial. Admite-se a possibilidade de ampliação, caso a equipe responsável identifique circunstâncias adversas na estrutura que demandem intervenções adicionais.

*Como a Secretaria de Educação de Ouro Preto está lidando com as condições temporárias dos alunos da escola, que atualmente têm aulas em um ginásio devido à reforma?*

Encaramos este desafio como mais uma etapa a ser superada. Desde a entrega do projeto à direção, empreendemos esforços para identificar um local adequado, considerando que, devido à magnitude da obra, tornou-se inviável realizá-la com a presença de alunos e professores. Mantivemos contato com diversas instituições, contudo, não encontramos alternativas viáveis que não incluíssem a adaptação da quadra do ALUMINAS. Retirar uma escola do bairro é uma decisão lamentável, dada a escassez de espaços em Ouro Preto aptos para essa finalidade. Ressaltamos que essa situação é temporária, limitada ao período das obras.

A adaptação do espaço ainda não foi concluída, e a mudança teve início durante o período de férias, visando minimizar o impacto no calendário escolar. Outro desafio significativo refere-se à comunicação com os pais, os quais ainda se encontram em período de férias escolares. A direção da escola estava aguardando esse momento para realizar uma assembleia e concluir a adequação do espaço antes de comunicar oficialmente a comunidade escolar.

*Quais medidas estão sendo tomadas para garantir a qualidade do ambiente de aprendizado, especialmente diante das preocupações com barulhos durante as chuvas e a falta de banheiros suficientes?*

O espaço em questão foi adaptado e inicialmente não estava destinado a atividades escolares. Devido à sua natureza de adaptação, serão implementadas as intervenções necessárias e ajustes apropriados para acomodar temporariamente as atividades escolares. Isso incluirá a adequação das salas, mobiliário, instalação de ventiladores, disponibilização de acesso à Internet, bem como aprimoramentos nos banheiros, e quaisquer outras medidas necessárias para efetuar a adaptação de maneira integral.

*Podemos ter uma estimativa do número de crianças e adolescentes que serão impactados por essa mudança temporária na infraestrutura da escola?*

Temos 458 alunos matriculados nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II

*Como a Secretaria de Educação tem se comunicado com os pais, alunos e professores durante esse período de reforma para garantir a transparência e o entendimento sobre as mudanças ocorridas?*

A comunicação entre a Secretaria Municipal de Educação e a Direção Escolar é contínua. A abordagem junto aos pais será realizada tão logo os Diretores Escolares reassumam suas atividades e o período de férias escolares se encerre. Ademais, a comunicação será efetivada quando as adaptações no espaço forem concluídas.

O QUE DIZ A PREFEITURA DE OURO PRETO SOBRE A ESCOLA NO GINÁSIO

A Prefeitura de Ouro Preto emitiu uma nota oficial para esclarecer a situação e justificar a decisão de realocar temporariamente a escola. Na nota, a prefeitura destaca que a escola não passava por uma reforma significativa há quase duas décadas, enfrentando desafios estruturais que tornaram inviável a realização de obras enquanto as atividades escolares estavam em curso.

Leia também:

A nota enfatiza a busca ativa por um espaço alternativo e a escolha da quadra do ALUMINAS como a única alternativa viável para acomodar a escola temporariamente. A decisão de efetuar a mudança no início do ano letivo visa prevenir transtornos significativos, evitando impactos no calendário escolar e possibilitando uma transição mais suave para alunos, professores e pais.

A prefeitura ressalta que, durante todo o processo, manteve um diálogo constante com a Secretaria Municipal de Educação e a equipe de gestão da escola, buscando uma abordagem transparente e informando os pais no momento oportuno. Os vídeos recentemente compartilhados, segundo a prefeitura, carecem de consideração pela urgência da intervenção no prédio escolar, que se encontra em condições precárias de uso.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

10 Thoughts to “Escola entra em reforma e alunos terão aula em ginásio de Ouro Preto; entenda”

  1. […] Escola entra em reforma e alunos terão aula em ginásio de Ouro Preto; entenda […]

  2. […] Escola entra em reforma e alunos terão aula em ginásio de Ouro Preto; entenda […]

  3. […] Escola entra em reforma e alunos terão aula em ginásio de Ouro Preto; entenda […]

  4. […] Escola entra em reforma e alunos terão aula em ginásio de Ouro Preto; entenda […]

  5. […] Escola entra em reforma e alunos terão aula em ginásio de Ouro Preto; entenda […]

  6. […] Escola entra em reforma e alunos terão aula em ginásio de Ouro Preto; entenda […]

  7. […] Escola entra em reforma e alunos terão aula em ginásio de Ouro Preto; entenda […]

  8. […] Escola entra em reforma e alunos terão aula em ginásio de Ouro Preto; entenda […]

  9. […] janeiro deste ano, a Escola Municipal Tomás Antônio Gonzaga, localizada em Ouro Preto, está no centro de […]

Leave a Comment