Ontem (07), alunos da Escola municipal Augusto Silva, localizada em Congonhas, tiveram a oportunidade de visitar o Projeto Germinar em Ouro Branco. A atividade teve como objetivo principal promover a educação ambiental e incentivar o contato das crianças com o meio ambiente.
+Gerdau oferece educação ambiental à crianças através do Biocentro Germinar
Durante a visita, os alunos tiveram a chance de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo projeto. A Gerdau busca conscientizar sobre a preservação da biodiversidade local e a promoção da sustentabilidade. As crianças puderam observar as diferentes espécies de plantas cultivadas no local e aprender sobre os cuidados necessários para a preservação da natureza.
CRIANÇAS DE OURO BRANCO APRENDEM BIOLOGIA NA PRÁTICA
Além disso, os estudantes participaram de palestras e atividades lúdicas sobre a importância da preservação do meio ambiente e da conscientização sobre os impactos das ações humanas na natureza. Conduzidos por uma orientadora de Educação Ambiental, eles puderam ver na prática como a natureza reage as estações do ano, bem como puderam sentir e identificar o ar puro.
A iniciativa foi elogiada pelos docentes da escola, que destacaram a importância de atividades como essa para o aprendizado dos alunos.
Para nós é sempre muito interessante, né? Porque é apesar de não tá localizado na nossa cidade, é muito próximo e aqui para nós funciona como laboratório a céu aberto. Eu sou professora de ciências, inclusive, sou bióloga. Já tem 15 anos que eu trago turmas no Biocentro Germinar. É importante para os alunos para a sociedade também, não são só alunos que vem aqui, né? Vem outras pessoas de outras camadas da sociedade. Então é um lugar que a gente pode ter contato com a natureza conhecer os biomas. É um lugar de crescimento mesmo das aulas, com essa parte prática.
Disse a diretora Daniela Vieira Fernandes Silva ao Galilé.
Vale destacar também que essa visita foi possível graças aos esforços das secretarias de Meio Ambiente e Educação do município. De acordo com Daniela, são 30 instituições de ensino público na cidade de Congonhas e todas enviam pelo menos uma turma por ano para conhecer o projeto Germinar.
+Duda Salabert levará questão da Saneouro em Ouro Preto para Ministério dos Direitos Humanos
PROJETO GERMINAR
O Germinar é uma iniciativa da empresa Gerdau. Visando a educação ambiental, a instituição oferece o Biocentro para as comunidades da abrangência. Dessa forma, o espaço foi construído em 2004 , e é um espaço que simula ambientes naturais, como florestas, cerrados e manguezais, e oferece diversas atividades educativas para crianças e jovens, como trilhas ecológicas, oficinas de compostagem, palestras sobre a importância da preservação ambiental, entre outras. Ele possui uma vista estonteante para o pé da serra de Ouro Branco, e as crianças das cidades de abrangência podem conhecer o local através de visitas agendadas.
Portanto, em cada horário, o Biocentro recebe cerca de 40 alunos. Até 2020, antes da pandemia, o programa havia realizado visitas técnicas para mais de 153 mil alunos em seus 30 anos de existência. Também foram desenvolvidos projetos socioambientais com escolas e comunidades envolvendo mais de 16 mil pessoas. Além disso, contabiliza mais de 17 mil professores capacitados com as visitas e cursos oferecidas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] +Alunos de escola municipal de Congonhas visitam projeto Germinar […]
[…] +Alunos de escola municipal de Congonhas visitam projeto Germinar […]