Gerdau oferece educação ambiental à crianças através do Biocentro Germinar

Gerdau oferece educação ambiental à crianças através do Biocentro Germinar

No projeto Germinar, as crianças aprendem se divertindo. A empresa Gerdau está há 32 anos oferecendo que tem como objetivo oferecer educação ambiental para as comunidades onde a empresa atua. A iniciativa já recebeu e continua recebendo centenas de escolas, que visitam o Biocentro, transformando o local em referência na educação ambiental.

+Audiência pública sobre a Saneouro em Ouro Preto é convocada pela ALMG

A empresa retomou as atividades do projeto em 2023, depois da pandemia. Dessa forma, a programação ganhou novo formato, marcando a reabertura do Biocentro, localizado em Ouro Branco. Com o tema “Conhecendo o Biocentro”, os visitantes podem circular por espaços interativos em uma área verde de mais de 48 hectares, entre eles, a Praça dos Biomas, Trilhas de Interpretação Ambiental, Ovolândia, Horta Orgânica, Unidade de Pesquisa e a Casa Sustentável.

Ônibus decorado do Germinar, muito elogiado pelas. Foto: Igor Varejano/Galilé.

GERDAU CHAMA AS COMUNIDADES PARA O GERMINAR

De acordo com a coordenadora e especialista do projeto Germinar, Fernanda Montebrune, o foco do Germinar é apresentar para as comunidades de abrangência toda riqueza natural presente na região, além de educar. A preocupação é que as comunidades realmente sejam impactadas com a iniciativa, tendo um contato real com a educação ambiental.

“A gente tem várias capacitações em que trabalhamos em questões específicas da empresa. Por exemplo: como funciona a produção de Aço processo de mineração? Quais são as questões ambientais envolvidas nisso? Dessa forma a gente traz sempre as comunidades, prioritariamente as comunidades das áreas de abrangência. Isso é para que eles possam participar, conhecer, tirar suas dúvidas, receber material informativo. E tem também as visitas técnicas as unidades operacionais na usina a mineração com esse público.”

Disse Fernanda Montebrune ao Galilé.
Fernanda Montebrune em entrevista à Real. Foto: Igor Varejano/Galilé.

CRIANÇAS FAZEM A FESTA DO CONHECIMENTO

O Biocentro foi construído em 2004 , e é um espaço que simula ambientes naturais, como florestas, cerrados e manguezais, e oferece diversas atividades educativas para crianças e jovens, como trilhas ecológicas, oficinas de compostagem, palestras sobre a importância da preservação ambiental, entre outras. Ele possui uma vista estonteante para o pé da serra de Ouro Branco, e as crianças das cidades de abrangência podem conhecer o local através de visitas agendadas.

Portanto, em cada horário, o Biocentro recebe cerca de 40 alunos. Até 2020, antes da pandemia, o programa havia realizado visitas técnicas para mais de 153 mil alunos em seus 30 anos de existência. Também foram desenvolvidos projetos socioambientais com escolas e comunidades envolvendo mais de 16 mil pessoas. Além disso, contabiliza mais de 17 mil professores capacitados com as visitas e cursos oferecidas.

+Audiência pública sobre a Saneouro em Ouro Preto é convocada pela ALMG

A diretora da escola Augusto Silva, de Congonhas, observa a importância deste projeto para crianças do ensino municipal.

“É um lugar que a gente pode ter contato com a natureza conhecer aí os biomas é um lugar de crescimento mesmo as aulas com essa parte prática. As escolas não tem um laboratório prático. Principalmente as escolas pequenas escolas públicas. Elas não têm um laboratório de ciências montadas, que eles possam ter aquele contato direto. Então o Germinar serve como um complemento da sala de aula, realmente é um laboratório.”

Disse Daniela Vieira Fernandes Silva ao Galilé.
Daniela Vieira. Foto: Igor Varejano/ Galilé.

Dessa forma, e as crianças se divertiram muito, conhecendo a Praça dos Biomas. Afinal, este é um lugar que replica o solo e características de vegetação dos principais biomas brasileiros. Por isso, os pequenos puderam ter contato com a fauna e flora destes ambientes.

Segundo a Gerdau, o Projeto Germinar ainda busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental e promover ações concretas para minimizar os impactos causados pela atividade industrial. Além disso, a empresa também busca incentivar a conscientização ambiental por meio de ações internas, como a gestão responsável dos resíduos gerados em suas operações e o uso de tecnologias limpas.

Além do projeto com os pequenos, ainda há outras frentes de atuação do Germinar. Entre eles, o prêmio Germinar, que oferece reconhecimento à iniciativas que valorizem o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Ao todo, a e empresa já distribuiu R$ 467 mil reais em premiações.

Veja fotos do local:

A parceria da empresa é com as secretarias de Educação e do Meio ambiente de cada cidade, por isso, para solicitar as visitas, a escola deve procurar o executivo. Os interessados que não fazem parte das cidades de abrangência também podem conhecer o Biocentro, porém precisam fazer a solicitação diretamente para a Gerdau, sendo registrados como visitas externas.

Por fim, o Projeto Germinar é um exemplo de como a empresa Gerdau está comprometida com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, além de contribuir para o desenvolvimento educacional das comunidades onde atua.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Gerdau oferece educação ambiental à crianças através do Biocentro Germinar”

  1. […] Gerdau oferece educação ambiental à crianças através do Biocentro Germinar […]

  2. […] + Gerdau oferece educação ambiental à crianças através do Biocentro Germinar […]

Leave a Comment