No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água; contudo, o Brasil desperdiça, em média, 40% de toda água potável tratada. Em outras palavras, significa que cada 100 litros de água que seria própria para consumo humano, 40 litros se perdem por problemas como vazamento nas redes, fraudes e ligações clandestinas.
Um estudo que acaba de ser divulgado pelo Instituto Trata Brasil, feito nos 100 maiores municípios do Brasil, revela que o tamanho do problema. No ano passado, apenas as cem maiores cidades do país perderam, em média, 36% de água tratada. No ranking dos 10 municípios que mais desperdiçam, os índices variam de 52% a 77%.
Leia também: Observatório pede saída imediata da Saneouro de Ouro Preto
Além do desperdício, o relatório também traz informações sobre outros aspectos do setor de saneamento no Brasil. De acordo com o instituto, cerca de 100 milhões de brasileiros ainda não possuem acesso à coleta de esgoto, o que acaba causando problemas diretos e indiretos na saúde da população. Em todo território nacional, somente 51,2% do volume gerado de esgoto é tratado – o que significa dizer que um volume igual ao de 5 mil e 500 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.
Entre os 100 maiores municípios do país, a média do indicador ficou em 63,3%. E, entre os municípios considerados no estudo, apenas dez têm 100% de coleta de esgoto. Outros 28 municípios possuem índice de coleta superior ou igual a 90% e, portanto, podem também ser considerados universalizados, de acordo com a legislação vigente.
No relatório, o município com o menor percentual de população atendida com serviço de coleta de esgoto é Marabá, no Pará, com apenas 0,73%.
Leia também: “Se a Saneouro sair, é colapso total” dispara superintendente da empresa
Dia Mundial da Água
No dia 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO-92. A data foi criada com o objetivo de alertar a população mundial acerca da importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. De lá para cá, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria ONU, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
Portanto, o Dia Mundial da Água visa conscientizar sobre o uso racional da água e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Pequenas atitudes de cada cidadão são fundamentais para a preservação desse recurso natural. Faça uso consciente da água!
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.