Na última terça-feira, 23 de maio, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, organizou o Fórum de Desenvolvimento Social no campus Ouro Preto do Instituto Federal de Minas Gerais. O evento teve como objetivo principal aprimorar os conhecimentos e promover a troca de experiências no exercício profissional dentro do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
O Secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, enfatizou a proposta construtiva do fórum e atribuiu uma tarefa a cada uma das equipes do CRAS, CREAS e Vigilância Socioassistencial, solicitando que analisassem o que ainda é preciso aprender.
Leia mais: Parque das Andorinhas já teve mais de 10 mil visitantes em 2023
A palestra da manhã abordou a política de assistência social, com ênfase na tipificação, serviços e benefícios. A presidente do Fórum Regional de Desenvolvimento Social e secretária de Desenvolvimento Social de Ouro Branco, Bruna Stelamares Gomes Quintela, ministrou a palestra e destacou a mudança de paradigmas do assistencialismo para o Direito Social. Ela abordou os marcos normativos, como a Constituição Federal, a Lei Orgânica da Assistência Social, as leis 12.435/2011, 12.470/2011 e 12.101/2009, além da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) de 2004. Bruna também falou sobre as atribuições específicas, organização da proteção e benefícios eventuais, ressaltando a importância de acreditar nas potencialidades dos usuários e ajudar na promoção e autonomia dos indivíduos.
Durante a tarde, foram realizadas palestras sobre políticas voltadas para pessoas em situação de rua e para pessoas com deficiência. A coordenadora do Centro POP de Mariana, Paolla Araújo, conduziu a palestra sobre pessoas em situação de rua, enquanto a supervisora de projetos da Rede Cidadã, Wandelza Valim, abordou a política para pessoas com deficiência.
Encerrando o evento, a doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, Erika Cardoso dos Reis, apresentou uma palestra sobre segurança alimentar e nutricional. Erika é professora e pesquisadora do Departamento de Nutrição Clínica e Social e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto.
Além dos participantes das palestras, estiveram presentes a vice-prefeita Regina Braga, a Secretária de Educação Déborah Etrusco e a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O evento foi considerado um sucesso, promovendo o conhecimento e a troca de experiências no âmbito do desenvolvimento social.
Leia mais: Subsídio da Rota Real em Ouro Preto chegou a valor milionário
Informações: Juliana Rodrigues / Revisão: Vanência Magela
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.