A comunidade de Cachoeira do Campo está em festa, o distrito realiza a tradicional festividade em homenagem à padroeira do vilarejo. Neste ano, a Festa de Nossa Senhora de Nazaré está acontecendo no período de 30 de agosto a 10 de setembro. As atividades incluem missas, shows, procissões e confraternizações na praça principal da localidade. Em 8 de setembro, os moradores do distrito de Cachoeira do Campo comemoram o dia de sua padroeira, Nossa Senhora de Nazaré. Além disso, a data também marca feriado local.
No dia de Nossa Senhora de Nazaré, a partir da novena, as celebrações terminam com uma procissão. Que neste ano, terá um trajeto menor devido às obras na praça Benedito Xavier. Desse modo, a primeira Festa de Nossa Senhora de Nazaré aconteceu pela primeira vez no início do século XVIII, sendo o feriado mais antigo da Cachoeira. Acesse a programação: (clique aqui).
Leia também: Escultura Pepita II, de Sérgio Machado, com 30 toneladas e 12 metros de altura, é inaugurada em trevo de Ouro Preto
A Matriz de Nossa Senhora de Nazaré em Cachoeira do Campo
Um testemunho da importância histórica de Cachoeira do Campo é a sua igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, um dos maiores orgulhos da população, cuja construção foi documentada pelas ruínas das diversas irmandades presentes no local. Embora a igreja estivesse praticamente concluída em 1725, vários outros projetos de embelezamento, como o arco cruzeiro, o coro e as pinturas do altar também aconteceram ao longo do tempo. Contudo, todos esses projetos possuem o financiamento pelos próprios membros das irmandades.
Texto: Sabrina Pereira / Revisão: Patrick Araújo
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Comunidade de Cachoeira do Campo celebra Nossa Senhora de Nazaré […]
[…] Leia também: Comunidade de Cachoeira do Campo celebra Nossa Senhora de Nazaré […]