A Prefeitura de Itabirito, por meio das Secretarias de Política Urbana e Habitação e de Obras, Serviços e Infraestrutura, inaugurou a Praça do Centenário. O evento ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 6 de setembro, e marcou a entrega do novo espaço de lazer e visitação à população.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração autoridades locais, o presidente do Corpo Consular de Minas Gerais e cônsul de Trinidad & Tobago, Francisco Pontello, além do cônsul de Marrocos, Ramaya Vallias.
“É com satisfação que realizamos a inauguração da Praça do Centenário. Aqui deixamos um legado que registra a história de Itabirito por meio dos totens e da casa que guarda muitos fragmentos desses 100 anos. É um presente para o município, um novo espaço de lazer para a população e de visitação para os turistas”, declarou o prefeito Orlando Caldeira.
Homenageado com um dos totens instalados na Praça, o ex-prefeito Geraldo Magno enfatizou não haver como escrever o futuro sem valorizar o passado.
“Essa é a única vez que me recordo de uma homenagem realizada aos ex-prefeitos de Itabirito. Dentro das suas possibilidades, cada um de nós contribuiu para a história do município. Quem não resgata a memória não tem direito ao futuro. Essa praça, aberta ao público, confirma nossa história rica em valores, valorizando nosso povo”.
O vereador e presidente da Câmara, Arnaldo Santos, ressaltou a excelência das equipes na execução do novo espaço:
“Sem conhecimento e persistência para construir essa Praça não seria possível entregar a obra. O zelo e o capricho com que essa e as demais realizações da Prefeitura são executadas são notáveis”.
Leia também: Comunidade de Cachoeira do Campo celebra Nossa Senhora de Nazaré
Praça do Centenário de Itabirito
Desse modo, a proposta da Praça do Centenário oferece à população de Itabirito e aos turistas uma nova opção de lazer e visitação no município.
A Praça conta com playground, bancos e mesas, anfiteatro, locais de apoio e espaços arborizados para oferecer ainda mais conforto aos frequentadores.
“A modernidade da Praça, apresentada por meio dos totens que contam a história do município, além da jardinagem, da restauração do casarão, enfim, todos os detalhes, foram cuidadosamente projetados para entregar à população uma obra que é um legado na história de Itabirito”, ressaltou a secretária de Política Urbana e Habitação, Amanda Santos.
A execução de todos os trabalhos foi realizada conforme os detalhes do projeto:
“A equipe da Secretaria de Obras se desdobrou para acompanhar a execução de cada trabalho. A contenção em gabião, a estrutura geral, o restauro do casarão, tudo foi realizado com cuidado, pensando na funcionalidade de toda a Praça”, pontuou o secretário de Obras, Serviços e Infraestrutura, Geraldo Torres.
Colhendo Memórias
O casarão da Praça do Centenário é uma atração à parte. Restaurado, o espaço abrigará o Centro Cultural Padre Francisco Xavier.
A primeira exposição exibida será a do programa Colhendo Memórias, elaborado pela Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, cuja visitação estará aberta ao público entre os dias 7 e 23 de setembro.
“O programa surgiu com o propósito de registrar memórias individuais dos itabiritenses por meio de reprodução oral, registradas em vídeos e animações. Assim, preservarão as histórias, feitos e conquistas de nosso povo. Colhendo memórias eternizamos histórias”, declarou a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Júnia Melillo.
Show de inauguração
A cantora mineira Aline Calixto foi a atração principal da noite durante a inauguração. A artista, por meio do show Clara Viva, reviveu os grandes sucessos de Clara Nunes, cantora e compositora que marcou época na Música Popular Brasileira (MPB).
“Reunir duas datas emblemáticas e celebrá-las trazendo uma mineira cantada por outra mineira de coração é especial. Estou muito feliz em materializar esse show em Itabirito. Não tem preço!”, finalizou Aline Calixto.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Leia também: Praça do Centenário é inaugurada em Itabirito […]
[…] Leia também: Praça do Centenário é inaugurada […]
[…] Leia também: Praça do Centenário é inaugurada […]