O ex-presidente Lula (PT) venceu as eleições deste ano, com 60.345.999 votos (50,90%). Seu concorrente no segundo turno foi o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que teve 58.206.354 votos (49,10%). A vitória do candidato petista foi celebrada em vários lugares do Brasil, mas também por artistas internacionais, como os atores Leonardo DiCaprio e Mark Hammil, além dos músicos Oliver Sykes (vocalista da banda Bring Me The Horizon), da cantora e compositora Lily Allen, de Richard Fortus (guitarrista do Guns N’ Roses), de Mat Shadows e Zacky Vengeance (ambos da banda Avenged Sevenfold).
Em sua conta no Twitter, Leonardo DiCaprio disse: “O resultado da eleição brasileira apresenta uma oportunidade de mudar o curso da história, não apenas para o Brasil e a Amazônia, mas para o mundo.”
A cantora Lily Allen e o vocalista da banda Avenged Sevenfold, Mat Shadows, foram mais comedidos, apenas publicando um tweet com a bandeira do Brasil:
Já o guitarrista da banda Avenged Sevenfold, Zacky Vengeance, disse que comemoraria para o Brasil na noite de domingo (30):
O vocalista da banda inglesa Bring Me The Horizon, Oliver Sykes, publicou uma foto ao lado de sua esposa brasileira, Alissa Salls, com o filtro de Lula e outra da sua companheira fazendo o sinal de “L”, ambos nos stories do Instagram:
Também pelo Instagram, o guitarrista da icônica banda Guns N’ Roses, Richard Fortus, parabenizou o Brasil pelo resultado das eleições, com a bandeira do país:
O ator Mark Hamill, que interpreta Luke Skywalker na franquia “Star Wars”, foi mais um astro internacional a parabenizar a vitória de Lula como novo presidente do Brasil:
O cantor e produtor musical, irmão de Billie Eilish, também parabenizou os eleitores brasileiros dizendo “bom trabalho”. Veja:
O cantor e ator ex-RBD, Alfonso Herrera, publicou uma foto ao lado de Lula e se despediu de Bolsonaro:
Apoio na campanha
Durante a campanha, Lula recebeu apoio de nomes consagrados do mundo pop internacional. Atores da franquia de super-heróis da Marvel, “Vingadores”, interagiram com famosos e anônimos brasileiros pró-Lula para incentivar a votação no segundo turno, em defesa da ciência e da preservação do meio ambiente.
Chris Hemsworth (Thor), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Mark Ruffalo (Hulk) e Benedict Wong (Wong) interagiram com Juliette, Fábio Porchat, Thelma, Paulo Vieira, Luciano Huck e outros pelo Twitter.
O guitarrista da banda americana, Rage Against Machine, Tom Morello, também publicou uma foto em sua conta no Instagram no sábado (29), dizendo “Lula 13”, e com a seguinte legenda: “Grande dia amanhã, Brasil! Vamos provar que Humanidade > Fascismo”.
Também no sábado, o vocalista da banda Imagine Dragons, Dan Raynolds, declarou seu apoio a Lula em suas redes sociais. “Eu apoio Lula nesta eleição brasileira crucial. Esperando por um futuro de amor e aceitação para as belas pessoas do Brasil”, disse o artista em um tweet.
Ainda na disputa do primeiro turno, em setembro, o baixista do Pink Floyd, Roger Waters, gravou um vídeo de apoio a Lula, dizendo que o candidato petista era verdadeiro e confiável para ocupar o Palácio do Planalto no próximo ano.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] de outubro, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) têm bloqueado rodovias pelo país para contestar a derrota do atual presidente para Lula (PT) nas urnas e pedir intervenção militar. O mesmo tem sido feito nas redes […]
[…] + De astros da música a DiCaprio: veja artistas internacionais que comemoraram a vitória de Lula nas… […]