Zé Pereira resgata fraque usado da década de 40 em Ouro Preto

O Zé Pereira do Club dos Lacaios, um dos blocos mais emblemáticos de Ouro Preto, anunciou em seu Instagram mais uma conquista histórica para a instituição. Neste ano de 2023, o bloco fundado em 1867 conseguiu resgatar e recuperar o antigo fraque utilizado pelos membros na década de 1940, uma relíquia que remonta a mais de 80 anos de história. Esse feito é parte de uma série de resgates planejados para exaltar a rica história dessa importante instituição do país.

O foco dessas iniciativas de preservação histórica está centrado no Zé Pereira, um bloco irreverente, único e representativo que faz parte do Carnaval ouro-pretano. Com 156 anos de existência, o Zé Pereira é o bloco mais antigo de Ouro Preto e ostenta o título de entidade carnavalesca mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta desde sua criação.

Zé Pereira resgata fraque usado da década de 40 em Ouro Preto
Foto: Ane Souz/ Acervo do Zé Pereira

Leia também:

A HISTÓRIA DO ZÉ PEREIRA EM OURO PRETO

O bairro Antônio Dias, onde o Zé Pereira tem sua sede, agora abriga o Centro de Memória do Zé Pereira do Club dos Lacaios. Este centro é um testemunho vivo da história, tradição e música do bloco, que, ao som de seus clarins, mobiliza toda a comunidade para as festividades carnavalescas.

Arthur Ramos, presidente do Club dos Lacaios, compartilhou algumas descobertas importantes feitas durante o processo de resgate histórico. “Identificamos diversos objetos perdidos ao longo dos anos, reunimos e organizamos tudo em um acervo permanente para a visitação de toda a comunidade e turistas. Além disso, planejamos uma série de resgates, incluindo o retorno dos carros alegóricos e a execução de cinco músicas de clarins que não eram tocadas há mais de 70 anos.”

A comunidade aguarda ansiosamente esses eventos que resgatam não apenas objetos, mas a memória viva de uma tradição carnavalesca que perdura há mais de um século e meio em Ouro Preto.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Zé Pereira resgata fraque usado da década de 40 em Ouro Preto”

  1. […] Zé Pereira resgata fraque usado da década de 40 em Ouro Preto […]

Leave a Comment