O vereador Zé do Binga (PV) foi eleito o novo presidente da Câmara de Ouro Preto na tarde de quarta-feira (14). Ele ocupará a presidência da Casa Legislativa nos anos de 2023 e 2024. Concorriam com ele outros dois vereadores da base do governo, Vantuir (PSDB) e Matheus Pacheco (PV), além do vereador de oposição Júlio Gori (PSC).
Os vereadores Wanderley Kuruzu (PT) e Júlio Gori chegaram a insinuar nos dias antes da eleição que o governo está interferindo na decisão da eleição da mesa diretora que atuará na Casa Legislativa durante os próximos dois anos. Zé do Binga disse, em entrevista ao repórter Antônio Isidoro, da Rádio Real FM, na terça-feira (13), que apenas ouviu falar, mas que não viu o prefeito Angelo Oswaldo (PV) ou um de seus secretários interferir no pleito.
“Eu cheguei a ouvir isso. O que posso falar é que não ouvi do Executivo sobre ir para um lado ou para outro. Não sei por qual motivo, mas a interferência a gente ouve falar. Do meu lado, principalmente, não vi interferência nenhuma, não fui solicitado por ninguém desejando que eu perdesse ou ganhasse. Então, estou na esperança de Deus e dos votos dos companheiros”, disse.
Recentemente, no dia 25 de novembro, Zé do Binga se envolveu em um bate boca com Júlio Gori, em uma reunião com a Saneouro, chegando a proferir palavras de baixo calão. O vereador do PV explicou seu jeito sincero e de personalidade forte.
“Aprendi a ser franco. Sou um vereador que não carrega susto, falo o que é certo, não escondo nada de ninguém, não tenho o nome sujo e nunca ganhei processo nenhum na minha vida. Procuro ao máximo evitar de passar perto de coisa errada. Nem passa perto eu gosto. Minha vida é aberta, quero fazer um mandato aberto, aqui não é lugar de fazer comércio, é Casa de Lei”, declarou à Rádio Real FM.
Por fim, Zé do Binga salientou na entrevista que, caso seja eleito presidente da Câmara de Ouro Preto, não irá caminhar sozinho. “Eu vou ficar agradecido. Simplesmente, eu vou confirmar a pessoa que sou, honesta. Eles não vão errar. Se eles votarem é porque eles estão cientes de que sou uma pessoa justa, honesta e com condições. Também vou depender do apoio deles, não vou caminhar sozinho. E não só de quem votou em mim, os que não votaram também terão uma parcela de colaboração e de caminhar juntos na Casa”, finalizou.
A eleição desta quarta-feira teve transmissão ao vivo da Câmara de Ouro Preto pelo Facebook e no Youtube. As transmissões estão salvas e podem ser conferidas na íntegra a qualquer momento.
Matéria em atualização*
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] do secretário de governo Yuri Assunção, para tratar do próximo biênio da gestão pública. O novo presidente da Casa Legislativa, Zé do Binga (PV), faz parte da base do governo, assim como todo o restante da mesa, mas chegou a […]
[…] Recentemente, a Câmara encerrou suas atividades e o biênio de Luiz Gonzaga (PL). No ano que vem, o vereador Zé do Binga (PV) assume a presidência da casa pelos próximos dois anos. […]
[…] eleição da Câmara de Ouro Preto, que elegeu Zé do Binga (PV) como presidente, agitou tanto os bastidores da política ouro-pretana que ainda está dando o que falar. Isso […]
[…] sobre a necessidade de se construir um grupo para se candidatar a prefeito. Ele usou como exemplo a eleição da Câmara de Ouro Preto, em que o nome de Renato era o favorito à presidência, mas o jogo virou devido a decisões de […]