Em entrevista ao repórter Antônio Isidoro, da Rádio Real FM, o vereador de Ouro Preto, Wanderley Kuruzu (PT), trouxe algumas novidades sobre o tema que está em maior evidência na cidade, a concessão do saneamento básico. De acordo com o membro do poder Legislativo, existe uma movimentação no governo para que a Saneouro, que venceu a concorrência e já aplica as tarifas de água pelo consumo, saia do município no primeiro mês de 2023.
“Quem não quer que a Saneouro saia e quer apenas usar isso para poder desgastar o prefeito, faz o discurso desacreditando. Isso é tudo o que a Saneouro quer, que o povo desacredite. Então, eu peço aos que estão nos ouvindo que espere esse mês de janeiro. Se até o final de janeiro, não tiver tido uma solução aí sim eu acredito que se depender do governo, a parada está perdida”, contou Kuruzu.
Além disso, o vereador revelou que o governo tinha a intenção de tirar a concessionária neste mês, porém os argumentos apresentados pela assessoria do prefeito Angelo Oswaldo (PV) não eram fortes o suficiente.
“Havia uma intenção de fazer isso neste mês, só que os argumentos que a assessoria do prefeito estava colocando à disposição não eram robustos o suficiente. Então, o prefeito preferiu não fazer nenhum movimento com argumentos frágeis, o que poderia, inclusive, que era apenas uma jogada para a plateia. O prefeito quer sim cumprir com esse compromisso, mas cabe à assessoria dele dar argumentos fortes o suficiente para que não haja uma reversão imediata na Justiça. Mas nós confiamos que em janeiro haverá uma decisão”, revelou.
Nos últimos meses o governo fez algumas mexidas para tratar do tema Saneouro. A gestão do contrato de concessão saiu das mãos de Rhuan Rocha, da Secretaria de Obras de Ouro Preto, e passou a ser responsabilidade do superintendente de Habitação, Pedro Moreira. De acordo com Kuruzu, o secretário municipal de Governo, Yuri Assunção, também está mais à frente do assunto, junto com o secretário municipal de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, e a Procuradora-Geral Adjunta, Adélia.
“Eu continuo confiante de que o prefeito vai colocar em prática esse compromisso. Como ele mesmo diz, isso não foi uma promessa, é um compromisso que ele tem com o povo de Ouro Preto. Houve uma mexida em peças no governo e um reposicionamento. Estamos vendo que há uma movimentação sobre a questão da Saneouro. Peças novas estão entrando com esse compromisso mais forte de cumprir”, finalizou Kuruzu.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
O Natal passou e tem gente acreditando em Papai Noel ainda? É muito jogar pra plateia.
[…] + Vereador de Ouro Preto crê na saída da Saneouro em janeiro […]
[…] extraordinária da Câmara Municipal, o vereador Wanderley Kuruzu (PT), afirmou que crê na retirada da empresa por parte da prefeitura já no primeiro mês de 2023. O membro do poder Legislativo disse, ainda, que caso passar janeiro e serviço de saneamento não […]