Vereador pede à Prefeitura de Itabirito para reavaliar show de FBC no carnaval e rapper reage

Vereador pede à Prefeitura de Itabirito para reavaliar show de FBC no carnaval e rapper reage

O vereador de Itabirito, Anderson Martins (MDB), encaminhou um ofício à Prefeitura Municipal nessa segunda-feira (30), pedindo para que a administração pública reavalie a contratação de FBC para o carnaval da cidade. Por meio de sua conta no Twitter, o rapper se pronunciou dizendo: O vereador de Itabirito não quer meu show na cidade no “’CARNAVAL'”. O show do cantor está marcado para a segunda-feira (20/2), às 22h30, na Praça da Estação.

No Ofício Nº 001/2023, o vereador diz que FBC “possui uma trajetória voltada para músicas obscenas e aparentemente voltadas à apologia às drogas”. O documento ainda fala: “Importante salientar que um dos seus álbuns foi intitulado com as siglas SCA (SEXO, COCAÍNA E ASSASSINATOS)”.

O documento usa como exemplo algumas letras das músicas de FBC como argumento. Porém, ele acaba misturando versos de duas canções diferentes: “Eu sou o crime” e “Gelo”, que na verdade é de Djonga com participação de FBC e de NGC Borges. Veja:

“Atenção, se tá comigo é envolvido
Whisky e putaria é o rolê do bandido
Olha a gata no meu colo, essa nove no meu coldre
A tatuagem na minha cara e ninguém sabe nada sobre”

“Mete bala nesse cara, o sinal vai abrir
Ele é polícia, vamo’ atirar, ele vai reagir
Click-cléu, click-cléu, o comédia foi pro Céu”

“É sem pretensão, Glock rajadão
Eu piei no baile, tava de AK trovão
Ela fala sim, eu digo que não
Sua buceta na boca e o malote na minha mão” (NGC Borges em “Gelo”)

Em fevereiro de 2020, o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania), fez um decreto que proíbe “músicas definidas como funk e, de quaisquer estilos, que incitam a violência”, façam apologia a drogas, ao sexo, a injúrias raciais e que contribuam para a “alteração do comportamento humano”.

Com isso, Anderson Martins solicita que o prefeito reavalie a contratação de FBC, pensando que os fatos mencionados sejam suficientes para “causar anormalidade aos foliões e também às forças de segurança”.

FBC

Criado nas batalhas de rima de Belo Horizonte e ex-integrante da DV Tribo – extinto grupo mineiro de rap formado por nomes como Djonga, Clara Lima e Hot & Oreia – Fabricio, mais conhecido como FBC, aos 31 anos, tem sete álbuns de estúdio:

  • “S.C.A” (2018);
  • “S.C.A Instrumental” (2018);
  • “PADRIM” (2019);
  • “BEST DUO” (2020);
  • “OUTRO ROLÊ” (2021);
  • “BAILE” (2021);
  • “BAILE Instrumental” (2022).

O disco “Baile” é o de maior repercussão da carreira de FBC, com hits como “Delírios”, que conta 1 milhão de visualizações, “De Kenner”, com 1,6 milhões de views e “Se tá soletira” que ultrapassa os 3 milhões de visitas. Todos os números são advindos do YouTube.

Nota de Repúdio

Anderson Martins enviou uma nota de repúdio ao show de FBC ao Jornal Galilé. Leia na íntegra:

“A secretaria de cultura deve escolher artistas que representem valores positivos e respeito às leis, e não aqueles que fazem apologia as drogas, sexo e criminalidade; muito menos que ofendam as instituições responsáveis pela segurança da sociedade.

O vereador Anderson se posiciona contra a contratação deste tipo de artista para o carnaval e acredita que as tradições precisam ser preservadas sem a presença de mensagens nocivas e antiéticas como algumas obras do artista.

Se tais atitudes forem desconsideradas; não há o que cobrar dos cidadãos Itabiritense o que não é exemplo por parte da Prefeitura Municipal”.

O que diz a prefeitura

Por meio de nota, a Prefeitura de Itabirito confirmou que todas as atrações contratadas estão confirmadas no evento:

“A Prefeitura de Itabirito informa que todas as atrações do Itabirito Folia, conforme a programação plural divulgada por meio do aplicativo oficial, estão contratadas e terão as apresentações mantidas nas respectivas datas e horários.”

Carnaval de Itabirito

Após dois anos sem carnaval por conta da pandemia, a folia está de volta em Itabirito. O evento é gratuito e ocorrerá entre os dias 15 e 21 de fevereiro e contará com várias apresentações musicais, como Olodum, FBC e Lamparina.

Além das grandes atrações, haverá espaço para os artistas locais no carnaval, com shows de Pirulito da Vila, Serginho Barbosa, Cachaça com Arnica, dentre vários outros artistas da cidade. Os Blocos Axé Igbá, Urucum, Minabloco, Ivete Não Veio e Unidos da Boa Viagem também integram a programação do Itabirito Folia.

A programação do carnaval de Itabirito também inclui os distritos São Gonçalo do Bação e Acuruí. Confira a agenda completa clicando aqui.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Vereador pede à Prefeitura de Itabirito para reavaliar show de FBC no carnaval e rapper reage”

  1. […] + Vereador pede à Prefeitura de Itabirito para reavaliar show de FBC no carnaval e rapper reage […]

Leave a Comment