A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) anunciou, por meio de nota oficial, que as negociações para a instalação do Hospital Universitário em Conselheiro Lafaiete estão em andamento. A Administração Central da UFOP, em conjunto com representantes do curso de Medicina, tem mantido discussões com os governos federal e estadual de Minas Gerais com o intuito de viabilizar essa importante iniciativa.
Uma reunião remota realizada na última quarta-feira (24) contou com a presença de representantes das esferas federal e estadual para avaliar a possibilidade de credenciamento do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete, localizado a 50 km do campus de Ouro Preto. A proposta em discussão é a doação do hospital para a UFOP, que seria administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), dependendo do orçamento do Governo Federal.
Leia também:
- Taxistas de Ouro Preto já podem trafegar na pista do MOVE em Belo Horizonte sem pagamento de multa
- Tuca Fernandes, grupo Entre Elas e Zé Pereira são confirmados no Carnaval de Mariana 2024
O Governo de Minas Gerais, por meio da subsecretária de Redes de Atenção à Saúde, Camila Moreira de Castro, adota o modelo de livre concorrência, mas está disposto a explorar alternativas, considerando a manifestação da EBSERH sobre a viabilidade de assumir a gestão da unidade.
Rodrigo Alves Torres Oliveira, representante da EBSERH, explicou que a estatal opera por meio do sistema de doação. Num prazo de 60 dias, a empresa buscará elaborar um relatório que subsidiará a UFOP e o Governo Federal na tomada de decisão sobre a implantação do hospital. A reitora Cláudia Marliére aguarda esse documento para avaliar a viabilidade financeira e dar continuidade ao processo, caso o estado de Minas Gerais transfira o patrimônio para a universidade.
O diretor da Escola de Medicina (Emed), professor Iure Kalinine Ferraz de Souza, ressaltou a necessidade de dar continuidade às negociações, considerando a oportunidade e a importância do empreendimento para a UFOP e a região.
A reunião contou com a presença do vice-reitor Hermínio Arias Nalini Júnior, do pró-reitor de Planejamento Eleonardo Lucas Pereira, da vice-diretora da Emed professora Keila Deslandes, e dos professores Eduardo Ângelo Braga e Fausto Pimenta, representando a UFOP. Pelo Ministério da Educação, participou a secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho, e representando o Governo de Minas Gerais, a assessora técnica do governador e vice-governador, Ida Caroline Nosseis Riquetti. Diversos convidados, incluindo o ex-ministro da Saúde José Agenor Álvares da Silva, também estiveram presentes na reunião.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] UFOP segue negociação para instalar Hospital Universitário em Lafaiete […]