Tradição doceira de São Bartolomeu é reconhecida como interesse cultural pela ALMG

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais reconheceu oficialmente a tradição doceira do “Caminho dos Doces” no distrito de São Bartolomeu, no município de Ouro Preto, por meio do Projeto de Lei nº 679/2023.

A iniciativa foi apresentada pelo deputado estadual Leleco Pimentel (PT) e aprovada com entusiasmo. Com essa medida, a tradição doceira, que remonta ao século XIX e é conhecida por suas iguarias, recebe o reconhecimento e valorização do estado.

A região de São Bartolomeu é famosa por seus doces, incluindo goiabada cascão, doces de jaboticaba, cidra, figo, entre outros. Essa tradição doceira é uma parte fundamental da cultura local, gerando emprego e renda para muitas famílias da região.

Tradição doceira de São Bartolomeu é reconhecida como interesse cultural pela ALMG

A medida tem como objetivo fomentar o apreço pela cultura e seus bens, incentivando expressões culturais em toda a sociedade mineira. A tradição doceira é um dos encantos locais que pode ser promovido para fortalecer o turismo e impulsionar a economia das comunidades.

Para a Rádio Real, o deputado Leleco Pimentel expressou sua alegria com a aprovação do projeto e destacou a importância de elevar a culinária local como parte dos encantos do turismo, aumentando a renda das comunidades. A lei entrou em vigor na data de sua publicação e contribuirá para preservar e promover essa rica tradição.

“É uma alegria poder compartilhar com os nossos conterrâneos de Ouro Preto esse projeto de lei aprovado, porque ele é resultado da nossa luta, em que procuramos justiça e reconhecimento pelos processos culturais que levam o nosso povo ao interesse pela agricultura e pela terra. Eu espero também que a gente possa elevar a culinária a um dos encantamentos do turismo, aumentando a renda para as nossas comunidades.”

disse Leleco à Rádio Real.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment